06/06/2022 - Vereador Brizola debate qualificação profissional com assessor da Prefeitura de São Leopoldo

por Tatiane Souza última modificação 06/06/2022 17h40
06/06/2022 - Vereador Brizola debate qualificação profissional com assessor da Prefeitura de São Leopoldo

Foto: Patrícia Wisnieski/Gabinete Enio Brizola

Na última sexta-feira, 3 de junho, o vereador Enio Brizola (PT) se reuniu com o assessor de Planejamento da Prefeitura de São Leopoldo, Nelsinho Metalúrgico, para debater o mercado de trabalho na região e a qualificação profissional dos jovens. O encontro teve como objetivo conhecer iniciativas desenvolvidas na cidade que dialogam com o tema do 4º Seminário de Desenvolvimento Econômico, que, neste ano, vai debater o desenvolvimento do mercado de trabalho para os jovens, mão de obra, formação e qualificação profissional.  

“Enquanto presidente da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin), busquei conhecer esses projetos que são muito importantes e visam amenizar o problema da falta de mão de obra qualificada em São Leopoldo”, comenta Enio Brizola. O Seminário de Desenvolvimento Econômico é promovido anualmente pela Câmara de Novo Hamburgo, por meio da Cofin.

Entre os projetos que o encontro possibilitou conhecer está o "3 mil Talentos", iniciativa que vai qualificar três mil jovens leopoldenses até 2024. De acordo com Nelsinho Metalúrgico, a ideia surgiu da constatação da falta de profissionais para trabalhar no parque tecnológico - Tecnosinos e é voltado para os alunos da rede municipal de educação e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Além disso, na reunião, o assessor de Planejamento da Prefeitura apresentou a Câmara Temática do Desenvolvimento Industrial de São Leopoldo, criada para debater o avanço econômico da cidade com todos os segmentos envolvidos. “Essa é uma grande iniciativa que vem avaliando, a partir de diferentes perspectivas, o desenvolvimento da indústria. Empresários, trabalhadores, sindicatos e instituições de ensino fazem parte da Câmara Temática, o que permite ter uma dimensão real da situação”, destaca Brizola. 

Com isso, o vereador convidou a Prefeitura de São Leopoldo para participar de um painel no Seminário de Desenvolvimento Econômico de 2022 e trazer essas experiências positivas do município para debate. “Sabemos que a qualificação profissional dos nossos jovens é uma das saídas para a economia de NH voltar a crescer. Precisamos trazer iniciativas como esta para o Seminário, pois elas nos ajudam a pensar o futuro da nossa cidade”, pontua Brizola. 

A visita também contou com a participação do vereador do município de Esteio, Gilmar Rinaldi. 

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola

registrado em: