05/11/2019 - Vereador Nor Boeno conhece unidade da APAC em Porto Alegre

por Tatiane Souza última modificação 05/11/2019 19h54
05/11/2019 - Vereador Nor Boeno conhece unidade da APAC em Porto Alegre

Foto: Divulgação

Na tarde da última sexta-feira, 1 ° de novembro, o vereador Nor Boeno (PT) esteve no Centro de Reintegração Social da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em Porto Alegre, para conhecer mais sobre o método, cujo foco é a recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Por meio dele, o preso torna-se corresponsável por sua recuperação ao cumprir regras, entre as quais está a disciplina e o bom comportamento.

Conforme explicado na visitação, os condenados acordam às 6h, arrumam seus quartos, cuidando de cada detalhe, e, após, cada um fica responsável por um serviço no espaço. Além do trabalho, há momentos de lazer antes da janta, que ocorre às 19 horas. Às 22h, todos os detentos são obrigados a estarem em seus dormitórios. Além de trabalhar no Centro de Reintegração Social, eles participam de oficinas de capacitação, ministradas com o objetivo de utilizar o conhecimento para gerar renda após cumprirem a pena. 

O principal objetivo da APAC é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Segundo a Associação, não se trata de beneficiar o apenado, mas de evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar e retornar ao convívio social. "Com a visita, pude ter maior esclarecimento sobre esse método de ressocialização para poder trazer à população hamburguense informações mais completas", apontou Nor Boeno. O parlamentar destaca que ainda há muita polêmica sobre a possibilidade de implementar  uma APAC na cidade. "A filosofia deste trabalho é inspiradora, pois foca na valorização humana, vinculada à espiritualidade, para oferecer ao condenado condições de recuperar-se", finalizou o vereador.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estudante de Jornalismo e assessora voluntária do gabinete do vereador Nor Boeno. 
registrado em: