05/05/2017 – Gabinete: Vereador Brizola apresenta o projeto Catavida à administração de São Leopoldo

por melissa-barbosa — última modificação 24/01/2018 17h40

Na quinta-feira, 4, o vereador Enio Brizola (PT) foi ao gabinete da vice-prefeita de São Leopoldo, Paulete Souto (PCdoB), apresentar a experiência de implantação do projeto Catavida em Novo Hamburgo. Estavam presentes representantes de diversos órgãos da administração leopoldense: Serviço Municipal de Água e Esgoto, Departamento de Projetos da Secretaria de Meio Ambiente e secretaria de Direitos Humanos, de Proteção Animal e de Desenvolvimento Social.

Brizola apresentou um panorama das dificuldades e conquistas ao longo do caminho, retomando a história do projeto e ressaltando a necessidade de humanização dos catadores, com o devido suporte financeiro e social, e a importância do recolhimento de resíduos para o meio ambiente e na manutenção da cidade. Uma primeira análise sobre a possível implementação de um projeto semelhante em São Leopoldo foi realizada pelos presentes.

“Considero muito a importante o compartilhamento deste tipo de experiência com outros municípios. Este projeto procura levar dignidade aos catadores, legitimando a profissão. Se bem gerenciado, alinha muito bem o fator financeiro com o fator humano. Claro, ao longo do caminho enfrentamos diversos impasses. Porém, após superados, posso dizer que é extremamente gratificante ver o projeto Catavida em andamento”, completou Brizola.

*Matéria enviada por Thales Renato Ferreira, estagiário de Jornalismo no gabinete de Enio Brizola.

registrado em: