04/09/2018 - Nor Boeno requer informações sobre os gastos mensais do Município com energia elétrica

por Luís Francisco Caselani última modificação 04/09/2018 15h05

Informações sobre o custo mensal de energia elétrica pago pelo Executivo Municipal é o que o vereador Nor Boeno (PT) quer saber por meio do requerimento n° 1.084/2018. O intuito do parlamentar é propor uma discussão sobre alternativas, tanto no sentido econômico quanto no ambiental.

No documento, o parlamentar, que ocupa a relatoria da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, questiona especificamente a soma dos gastos de todos os órgãos públicos municipais, incluindo autarquias e fundações públicas, preferencialmente divididos por setor e/ou secretaria.

A ideia do vereador é, a partir dessas informações, propor uma discussão sobre alternativas tanto para economizar gastos com energia elétrica como para propor novas fontes de geração de energia. “Se a Administração Municipal pensasse em uma nova forma de geração, energia solar, por exemplo, o retorno, em médio e longo prazo, seria muito maior do que o investido. E essa economia poderia ser utilizada para melhorias em escolas”, analisou o parlamentar. “Em um primeiro momento, pode pesar nos cofres públicos, mas é um investimento saudável no sentido econômico e ambiental” completou Nor Boeno. 

A ideia de pensar novas alternativas de geração de energia leva em consideração a previsão de diminuição de arrecadação do orçamento municipal. “Se não tem como aumentar a arrecadação, temos que encontrar formas de diminuir gastos”, manifestou o vereador.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estagiária de jornalismo do gabinete do vereador Nor Boeno.

registrado em: