03/08/2022 - Finck reapresenta projeto para viabilizar a tecnologia 5G em Novo Hamburgo

por Daniele Silva última modificação 04/08/2022 13h18
03/08/2022 - Finck reapresenta projeto para viabilizar a tecnologia 5G em Novo Hamburgo

Foto: Gustavo Rubert/ALRS

A crescente demanda por serviços de telecomunicações, sobretudo para uso de dados por meio dos dispositivos inteligentes (smartphones), exige das prestadoras permanente investimento em infraestruturas e na ampliação de suas redes. Após meses de estudos e com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o vereador Gustavo Finck (PP) reapresentou o projeto de lei do 5G.

A proposta enfatiza o direito do cidadão e usuário o acesso aos serviços de telecomunicações em qualquer ponto do território nacional, com padrões de qualidade e regularidade adequados. “Todavia, a melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações, sejam eles de voz ou de dados, bem como a ampliação da cobertura e a inclusão de novos usuários, apenas será possível com significativo incremento na implantação de infraestruturas de telecomunicações, suporte para as chamadas e antenas.”

Portanto, é fundamental que o município, observando esta demanda, defina regras claras que incentivem a expansão dos serviços e a implantação de novas tecnologias como a tecnologia 5G, que vem revolucionando o mundo com a alta velocidade de compartilhamento de dados entre os usuários. O objetivo é proporcionar uma maior mobilidade e inclusão digital, com serviços de telefonia com a qualidade que a população precisa e merece.

“Queremos acelerar o processo de implementação da telefonia 5G em Novo Hamburgo, adequando a legislação e desburocratizando os processos de licenciamento no município. O 5G trará inúmeras melhorias na comunicação mundial e Novo Hamburgo não pode ficar de fora desses avanços. Se as capitais brasileiras já estão se organizando para receber a nova tecnologia, nós também podemos", declara Finck.

*Texto elaborado por Michella Rodrigues, gabinete do vereador Gustavo Finck.