02/12/2019 - Vereador Nor Boeno destina verba à Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos

por Tatiane Souza última modificação 02/12/2019 20h45
02/12/2019 - Vereador Nor Boeno destina verba à Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos

Foto: Patrícia Pedrozo/CMNH

Em novembro, o vereador Nor Boeno (PT) recebeu em seu gabinete, 4° andar, sala 409, na Câmara, a presidente da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos (Alvales), Renate Gigel. Na ocasião, foi pleiteado por ela recursos para a entidade. Apesar de sua autonomia administrativa e financeira, sendo mantida por membros (escritores), a Alvales carece de recursos para a realização de suas atividades.

Considerando a Cultura um investimento, e não um gasto, o vereador Nor Boeno destinará R$ 5 mil à entidade, via emenda parlamentar n° 34/2019, que suplementa e reduz dotação orçamentária e indica entidade ao Projeto de Lei n° 78/2019.  "Acredito que destinar esse recurso a essa instituição é mais do que justo. Tenho focado em escolas ao destinar emendas, mas não posso deixar de lado a cultura; afinal, faz parte da educação", destaca o parlamentar.

Nesses mais de 30 anos de história, a Alvales promove e difunde a prática literária em suas  manifestações. Além disso, reúne escritores do Vale do Rio dos Sinos e do Vale do Caí com o intuito de estimular novos talentos por meio da leitura e da escrita.

A Alvales também realiza, gratuitamente, oficinas de escrita criativa, aulas de alfabetização para a terceira idade, entre outras atividades voltadas ao hábito do estudo da Língua Pátria. Ela, ainda, trabalha obras de seus escritores em escolas localizadas na região.  

* Texto de Patrícia Pedrozo, estudante de Jornalismo e assessora voluntária do gabinete do vereador Nor Boeno.

registrado em: