Domingo por Elas

por Maíra Kiefer última modificação 24/10/2019 16h32















Em reuniões organizadas pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo, a Rede Integrada Laço Lilás, grupo cooperativo formado por órgãos voltados ao atendimento de vítimas e o enfrentamento à violência de gênero, idealizou a realização do Domingo por Elas. Percorrendo regiões populosas da cidade, a iniciativa oferece serviços e leva informações sobre os diversos canais de acolhimento, aproximando as instituições à comunidade hamburguense. Com a avaliação positiva da primeira edição, realizada no final de julho no bairro Boa Saúde, as entidades já planejam a elaboração do segundo evento, que deverá ocorrer no dia 27 de outubro na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso.

A primeira edição da atividade contou com orientações sobre os procedimentos em caso de violência doméstica, dicas sobre saúde bucal para adultos e crianças, cortes de cabelo gratuitos, brinquedos, brechó solidário e atendimentos básicos de saúde.

Saiba mais: - Primeira edição do Domingo por Elas leva informação e serviços ao Boa Saúde

- Rede Integrada Laço Lilás faz balanço do Domingo por Elas e inicia planejamento da 2ª edição

Laço Lilás

Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades voltadas para o atendimento a vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta fazer Novo Hamburgo recuar na lista de líderes de ocorrências no Estado. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e organizados pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos.

Programação da 2ª edição:

1. Prestação de informações à comunidade do bairro Santo Afonso sobre os serviços oferecidos pelas entidades participantes da Rede Integrada Laço Lilás;

2. Brechó solidário;

3. Serviços de corte de cabelo gratuitos por voluntários;

4. Demonstração de atividades esportivas desenvolvidas na Praça da Juventude;

5. Atividades recreativas de orientação do trânsito pela Guarda Municipal (pista, jogo de regras de trânsito, amigão da Guarda Municipal);

6. Recreação com brinquedos infantis;

7. Realização de exames pela Unidade Móvel de Saúde de Novo Hamburgo; e

8. Avaliação da saúde bucal da comunidade.


Confira aqui as notícias sobre a iniciativa Domingo por Elas: