Notícias

por Interlegis — última modificação 16/07/2019 18h38
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Gerente esclarece fluxo de atendimento da saúde mental em Novo Hamburgo

Gerente esclarece fluxo de atendimento da saúde mental em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 20h07

07/08/2018 – A Comissão de Saúde reuniu-se na tarde de segunda-feira, 6 de agosto, com o gerente de Saúde Mental da Prefeitura, Leandro Dieter, para elucidar algumas situações apontadas por cidadãos referentes ao atendimento psicológico. As reclamações incluem a redução do quadro de psiquiatras e a transferência de consultas do Ambulatório de Saúde Mental e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para as unidades de atenção básica.

Gerente esclarece fluxo de atendimento da saúde mental em Novo Hamburgo - Leia mais…

Juíza ressalta que a denúncia de agressão é a melhor forma de evitar o feminicídio

Juíza ressalta que a denúncia de agressão é a melhor forma de evitar o feminicídio

por Maíra Kiefer — última modificação 14/08/2018 19h17

07/08/2018 - As mulheres levam de nove a 10 anos para denunciar as agressões sofridas. Esse dado foi apresentado nesta terça-feira, dia 7, pela juíza de Direito do Juizado de Violência Doméstica, Andrea Hoch Cenne, em evento promovido pelo Legislativo em parceria com a Fundação de Saúde Pública. Ela foi responsável pelo painel que abriu o seminário sobre formas de identificação e acolhimento de mulheres vítimas de violência por profissionais da área da saúde. “Quando denuncia, ela tem mais chance de ser protegida, evitando o feminicídio. A juíza apontou que as vítimas temem que a denúncia possa resultar em sua morte, mas ocorre bem o contrário, conforme Andrea.

Juíza ressalta que a denúncia de agressão é a melhor forma de evitar o feminicídio - Leia mais…

Diretora do Ipasem afirma que garantia financeira deve evitar novos parcelamentos de dívidas da Prefeitura

Diretora do Ipasem afirma que garantia financeira deve evitar novos parcelamentos de dívidas da Prefeitura

por Luís Francisco Caselani — última modificação 07/08/2018 02h03

06/08/2018 – A diretora-presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo (Ipasem), Eneida Genehr, informou durante sessão ordinária da Câmara na noite desta segunda-feira, 6 de agosto, que novos parcelamentos de dívidas da Prefeitura com a autarquia não devem mais ocorrer. O motivo é a vinculação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como garantia das prestações acordadas. O anúncio surgiu após a publicação da terceira lei em pouco mais de um ano e meio autorizando renegociações de dívidas antigas e parcelamentos de débitos previdenciários e assistenciais contraídas durante a atual gestão.

Diretora do Ipasem afirma que garantia financeira deve evitar novos parcelamentos de dívidas da Prefeitura - Leia mais…

Padre critica posição do Supremo ao realizar audiência pública sobre descriminalização do aborto

Padre critica posição do Supremo ao realizar audiência pública sobre descriminalização do aborto

por Maíra Kiefer — última modificação 07/08/2018 01h56

06/08/2018 – Com a intenção de levantar o debate sobre a ingerência do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca de temas de competência legislativa, o padre Elton Mayer, que exerce o sacerdócio na Paróquia Santo Antônio, do bairro Liberdade, ocupou a tribuna do Legislativo nesta segunda-feira, dia 6.

Padre critica posição do Supremo ao realizar audiência pública sobre descriminalização do aborto - Leia mais…

Legislativo apoia mobilização por justiça no caso da hamburguense Bárbara Hoelscher

Legislativo apoia mobilização por justiça no caso da hamburguense Bárbara Hoelscher

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/08/2018 22h47

06/08/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade durante sessão na noite desta segunda-feira, 6 de agosto, moção proposta pelo vereador Enio Brizola (PT) que manifesta apoio ao pedido de justiça por Bárbara Hoelscher, hamburguense que teve seu corpo queimado pelo então namorado durante discussão em novembro de 2016. O caso foi a julgamento no último dia 19, resultando na condenação do réu a sete anos e 11 meses de reclusão. A defesa, contudo, obteve liminar permitindo o cumprimento da pena em regime semiaberto. Brizola entende que o habeas corpus deixa a vítima desamparada.

Legislativo apoia mobilização por justiça no caso da hamburguense Bárbara Hoelscher - Leia mais…

Projeto aprovado sugere fornecimento gratuito de remédios a idosos de baixa renda

Projeto aprovado sugere fornecimento gratuito de remédios a idosos de baixa renda

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/08/2018 22h40

06/08/2018 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 6 de agosto, indicação legislativa elaborada pelo suplente Juliano Soli Silva (PP) que propõe a distribuição e entrega domiciliar gratuitas de medicamentos de uso contínuo a pessoas com mais de 60 anos de idade e renda familiar inferior a três salários-mínimos. O projeto será encaminhado agora à Prefeitura, que terá prazo de 90 dias para responder sobre sua viabilidade.

Projeto aprovado sugere fornecimento gratuito de remédios a idosos de baixa renda - Leia mais…

Aprovada desafetação de terreno para construção de EMEI em Canudos

Aprovada desafetação de terreno para construção de EMEI em Canudos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/08/2018 22h38

06/08/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade na noite desta segunda-feira, 6 de agosto, em primeira votação, proposta do Executivo que transforma terreno do Município no loteamento Chácara Hamburguesa, no bairro Canudos, em área institucional. O imóvel, com 5.424,51 metros quadrados, será utilizado para a edificação de uma nova escola municipal de educação infantil (EMEI), em obra a ser realizada pela construtora MRV Engenharia. A matéria retorna à pauta de votações na quarta-feira, dia 8, em última apreciação.

Aprovada desafetação de terreno para construção de EMEI em Canudos - Leia mais…

Projeto do Executivo propõe guarda subsidiada de jovens afastados de suas famílias

Projeto do Executivo propõe guarda subsidiada de jovens afastados de suas famílias

por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/08/2018 20h51

03/08/2018 – A Prefeitura de Novo Hamburgo apresentou no final de julho projeto de lei que cria o Programa Família Acolhedora, instituindo a modalidade de guarda subsidiada de crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias de origem. O objetivo é garantir amparo e proporcionar meios de readaptação ao convívio em sociedade após casos de abandono, negligência, falecimento, ameaça e violação de direitos por parte de seus pais ou responsável, suspensão ou destituição de guarda, tutela e poder familiar ou ainda de afastamento cautelar. Para isso, os jovens seriam vinculados a famílias acolhedoras, cadastradas e capacitadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), com possibilidades futuras de reintegração a suas famílias ou adoção.

Projeto do Executivo propõe guarda subsidiada de jovens afastados de suas famílias - Leia mais…

Benefícios do consumo de azeite de oliva extra virgem é tema do Vitalidade

Benefícios do consumo de azeite de oliva extra virgem é tema do Vitalidade

por Tatiane Souza — última modificação 03/08/2018 15h05

03/08/2018 - O Vitalidade, programa sobre bem estar, saúde e qualidade de vida, que trouxe informações sobre a história da olivicultura e sobre o azeite de oliva – tipos, qualidade e benefícios à saúde humana já está na grade de programação da TV Câmara, canal 16 da NET, e também no canal do Youtube. A entrevista é com o presidente do Centro de Tecnologia e Certificação de Azeite – Próo-Azeite Extra Virgem, Claudio Melillo.

Benefícios do consumo de azeite de oliva extra virgem é tema do Vitalidade - Leia mais…

Legislativo homenageia os 170 anos da Comunidade Evangélica de Lomba Grande

Legislativo homenageia os 170 anos da Comunidade Evangélica de Lomba Grande

por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/08/2018 00h04

02/08/2018 – Ao som de cantos cristãos e discursos emocionados, o Plenário da Câmara recebeu nesta quinta-feira, 2 de agosto, uma noite de homenagens ao 170º aniversário da Comunidade Evangélica de Lomba Grande, comemorado no dia 5 de março. Anterior à própria emancipação da cidade de Novo Hamburgo, a data marca a mobilização de algumas das primeiras famílias germânicas a desembarcarem na região e do anseio por um local de culto e oração, representada pela conclusão de uma pequena igreja de pedra no atual bairro rural hamburguense.

Legislativo homenageia os 170 anos da Comunidade Evangélica de Lomba Grande - Leia mais…

Seminário para agentes de saúde debaterá acolhimento de mulheres vítimas de violência

Seminário para agentes de saúde debaterá acolhimento de mulheres vítimas de violência

por Maíra Kiefer — última modificação 14/08/2018 19h19

02/08/2018 – O Plenário do Legislativo sediará na próxima terça-feira, dia 7, das 14h às 17h, seminário sobre formas de identificação e acolhimento de mulheres vítimas de violência por profissionais da área da saúde. A atividade é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo.

Seminário para agentes de saúde debaterá acolhimento de mulheres vítimas de violência - Leia mais…

Moradores cobram obras de infraestrutura no Loteamento Coopserv

Moradores cobram obras de infraestrutura no Loteamento Coopserv

por Luís Francisco Caselani — última modificação 19/10/2018 13h19

02/08/2018 – Representantes da Cooperativa Habitacional e de Consumo dos Servidores Municipais (Coopserv), com área residencial no bairro Lomba Grande, reuniram-se no início da tarde desta quarta-feira, 1º de agosto, com os integrantes da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) a fim de buscar suporte para demandas pleiteadas junto à Prefeitura. Durante o encontro, intermediado pelo presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), os moradores apresentaram reivindicação antiga por obras de infraestrutura no local.

Moradores cobram obras de infraestrutura no Loteamento Coopserv - Leia mais…

Presidente do Sindicato dos Rodoviários fala sobre greve dos ônibus em NH

Presidente do Sindicato dos Rodoviários fala sobre greve dos ônibus em NH

por Jaime Freitas — última modificação 03/08/2018 13h27

1º/08/2018 - Na sessão plenária desta quarta-feira, 1º, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Novo Hamburgo, Lauri Finotti, ocupou a tribuna popular para falar sobre a greve dos ônibus no Município, ocorrida no dia de ontem, 31 de julho. Por conta da paralisação, nenhuma das 90 linhas oferecidas pelas empresas Futura, Courocap e Hamburguesa circularam pela cidade. O requerimento para que Finotti ocupasse a tribuna foi feito verbalmente pela vereadora Patricia Beck e aprovado por todos os vereadores.

Presidente do Sindicato dos Rodoviários fala sobre greve dos ônibus em NH - Leia mais…

Grupo Pensando Novo Hamburgo apresenta o projeto Calçada Legal

Grupo Pensando Novo Hamburgo apresenta o projeto Calçada Legal

por Jaime Freitas — última modificação 02/08/2018 12h11

1º/08/2018 – A convite do vereador Nor Boeno (PT), representantes do grupo Pensando Novo Hamburgo participaram da sessão desta quarta-feira, 1º de agosto, para apresentar o projeto Calçada Legal. Lançada em novembro de 2017, a proposta busca a valorização dos moradores que cuidam dos passeios públicos, bem como a orientação sobre como devem ser dispostas as calçadas, a fim de padronizá-las e garantir a liberdade de ir e vir de toda a comunidade.

Grupo Pensando Novo Hamburgo apresenta o projeto Calçada Legal - Leia mais…

Projeto que propõe ações de combate ao machismo em escolas tem veto parcial acatado

Projeto que propõe ações de combate ao machismo em escolas tem veto parcial acatado

por Jaime Freitas — última modificação 02/08/2018 12h16

1º/08/2018 – Os vereadores hamburguenses decidiram pela manutenção do veto parcial apresentado pela prefeita Fátima Daudt ao Projeto de Lei nº 17/2018, proposto por Enio Brizola (PT), que institui ações de valorização de mulheres e meninas e de prevenção e combate ao machismo junto à rede municipal de ensino. A mensagem exclui, entre as diretrizes do programa, a capacitação das equipes pedagógicas, o que foi interpretado como invasão da competência exclusiva do Executivo em dispor sobre a organização dos serviços públicos. O veto foi acatado por oito votos a cinco, em votação realizada durante a sessão desta quarta-feira, 1º de agosto. Com isso, o projeto se tornará lei sem o trecho destacado.

Projeto que propõe ações de combate ao machismo em escolas tem veto parcial acatado - Leia mais…

Câmara homenageia os 15 anos do Centro de Valorização da Vida de Novo Hamburgo

Câmara homenageia os 15 anos do Centro de Valorização da Vida de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/08/2018 21h01

1º/08/2018 – Por iniciativa do presidente Felipe Kuhn Braun (PDT), endossada por todos os seus colegas, a Câmara dedicou parte da sessão desta quarta-feira, 1º de agosto, para a comemoração dos 15 anos do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Novo Hamburgo, completados no último dia 24. Mais do que felicitações, o momento serviu como forma de reconhecimento ao trabalho voluntário realizado pela entidade.

Câmara homenageia os 15 anos do Centro de Valorização da Vida de Novo Hamburgo - Leia mais…

Aberto período de indicações para o 2º Prêmio Sebastião Flores

Aberto período de indicações para o 2º Prêmio Sebastião Flores

por Maíra Kiefer — última modificação 01/08/2018 20h44

1º/08/2018 – A partir desta quarta-feira, 1° de agosto, tem início o prazo para as indicações dos concorrentes ao 2º Prêmio Sebastião Flores. Criada em 2013, ano em que ocorreu sua primeira edição, a distinção é outorgada a pessoas ou entidades que se destacaram por sua atuação em defesa dos direitos dos negros e no combate ao racismo na cidade de Novo Hamburgo. A premiação conta com sete categorias: Preservação e Memória; Educação; Ação Social; Cultura; Trabalho; Esporte; e Personalidade Negra.

Aberto período de indicações para o 2º Prêmio Sebastião Flores - Leia mais…

Vereadores celebram 60º aniversário do Conselho Municipal de Educação

Vereadores celebram 60º aniversário do Conselho Municipal de Educação

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/08/2018 21h09

1º/08/2018 – O início da sessão desta quarta-feira, 1º de agosto, foi destinado para homenagens a duas entidades. Na primeira delas, os parlamentares prestaram seu reconhecimento aos 60 anos de atividade do Conselho Municipal de Educação, órgão de caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador do Sistema Municipal de Ensino de Novo Hamburgo e da educação infantil da rede privada. Proponente da homenagem, Raul Cassel (MDB) ficou incumbido da entrega de um quadro comemorativo ao presidente do Conselho, Paulo Thiele.

Vereadores celebram 60º aniversário do Conselho Municipal de Educação - Leia mais…

Sessão solene nesta quinta comemora os 170 anos da Comunidade Evangélica de Lomba Grande

Sessão solene nesta quinta comemora os 170 anos da Comunidade Evangélica de Lomba Grande

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/08/2018 19h38

1º/08/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo prestará homenagem na noite desta quinta-feira, 2 de agosto, à Comunidade Evangélica de Lomba Grande, que completou 170 anos no dia 5 de março. Mais antiga que o próprio Município, a iniciativa, consolidada com a construção de uma pequena igreja de pedra, serviu como espaço para a manifestação da religiosidade de algumas das primeiras famílias alemãs a chegarem à região. Proposta pelo presidente da Casa, vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), a sessão solene terá início às 19 horas no Plenário Luiz Oswaldo Bender, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.

Sessão solene nesta quinta comemora os 170 anos da Comunidade Evangélica de Lomba Grande - Leia mais…

Projeto-piloto entre Trensurb e Delegacia da Mulher começa a ser definido

Projeto-piloto entre Trensurb e Delegacia da Mulher começa a ser definido

por Maíra Kiefer — última modificação 02/08/2018 18h17

31/07/2018 – Um projeto-piloto com o intuito de reduzir a violência a vulneráveis, envolvendo a Trensurb, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, pautou na tarde desta terça-feira, dia 31, reunião realizada no Legislativo hamburguense. O assunto foi debatido pela delegada Raquel Peixoto, por Paulo Ricardo Lima Lomando, gerente de Projetos Especiais da Trensurb, pela procuradora Patricia Beck (PPS) e pela servidora Carolyne Andersson.

Projeto-piloto entre Trensurb e Delegacia da Mulher começa a ser definido - Leia mais…

Executivo atende apontamento da Cojur e suprime retroatividade em projeto que altera o Estatuto do Servidor

Executivo atende apontamento da Cojur e suprime retroatividade em projeto que altera o Estatuto do Servidor

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 20h04

31/07/2018 – O Executivo encaminhou nova mensagem retificativa no último dia 23 ao Projeto de Lei Complementar nº 1/2018, que altera disposições do Estatuto do Servidor quanto à jornada de trabalho. O texto corrige inconstitucionalidade verificada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) no último artigo da matéria, que fazia a lei retroagir a janeiro. Como o projeto propõe a possibilidade da redução de carga horária mediante proporcional alteração remuneratória, a retroatividade desrespeitaria o direito adquirido dos funcionários, resguardado pela Constituição. A Cojur concedeu parecer favorável à mensagem retificativa nesta segunda-feira, 30 de julho, tornando o projeto apto a ser analisado em plenário.

Executivo atende apontamento da Cojur e suprime retroatividade em projeto que altera o Estatuto do Servidor - Leia mais…

Moradora propõe criação de novo espaço de atendimento a pessoas com síndrome de Down

Moradora propõe criação de novo espaço de atendimento a pessoas com síndrome de Down

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 20h04

31/07/2018 – Integrante do conselho deliberativo da Associação dos Familiares e Amigos do Down Vinte e Um (Afad-21), Gecy Klauck compareceu nesta segunda-feira, 30 de julho, à reunião da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir). Recebida pelo presidente Enio Brizola (PT), ela divulgou sua proposta de criação de um instituto voltado para o atendimento a pessoas com síndrome de Down e seus familiares, bem como para a capacitação de profissionais que atuam diretamente com essa faixa da população.

Moradora propõe criação de novo espaço de atendimento a pessoas com síndrome de Down - Leia mais…

Desafetação de terreno para construção de EMEI em Canudos será analisada em plenário

Desafetação de terreno para construção de EMEI em Canudos será analisada em plenário

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 20h03

31/07/2018 – Com o aval da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) durante reunião nesta segunda-feira, 30 de julho, o projeto de lei que transforma terreno do Município no loteamento Chácara Hamburguesa, no bairro Canudos, em área institucional completa seu ciclo pelos grupos temáticos parlamentares da Câmara e está apto para apreciação em plenário. O imóvel, com 5.424,51 metros quadrados, será utilizado para a edificação de uma nova escola municipal de educação infantil (EMEI), em obra a ser realizada pela construtora MRV Engenharia.

Desafetação de terreno para construção de EMEI em Canudos será analisada em plenário - Leia mais…

Vereadores de Ivoti acompanham sessão da Câmara de Novo Hamburgo

Vereadores de Ivoti acompanham sessão da Câmara de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 31/07/2018 00h11

30/07/2018 – Quatro vereadores ivotienses percorreram os pouco mais de 15 quilômetros que separam as sedes dos poderes legislativos de Ivoti e Novo Hamburgo e assistiram à sessão do Parlamento hamburguense na noite desta segunda-feira, 30 de julho. A comitiva, liderada pelo presidente Alexandre dos Santos, foi composta ainda pela vice-presidente Marli Heinle Gehm, pelo secretário Satoshi Suzuki e pela vereadora Rafaella Pereira Lima. Os visitantes foram saudados pelos parlamentares hamburguenses e compuseram a tribuna de honra durante toda a sessão.

Vereadores de Ivoti acompanham sessão da Câmara de Novo Hamburgo - Leia mais…

Moção pede liberação do Samu a partir de chamados emergenciais de forças de segurança

Moção pede liberação do Samu a partir de chamados emergenciais de forças de segurança

por Luís Francisco Caselani — última modificação 31/07/2018 00h03

30/07/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 30 de julho, moção de apelo à Secretaria Estadual de Saúde para que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seja temporariamente liberado na região para o atendimento direto aos chamados de urgência e emergência feitos por forças de segurança como as guardas municipais, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil. Proposto pela vereadora Patricia Beck (PPS), o pedido considera o crescimento da demanda na área devido ao aumento do número de acidentes e da violência urbana.

Moção pede liberação do Samu a partir de chamados emergenciais de forças de segurança - Leia mais…

Projeto que proíbe abandono de veículos em vias públicas passará por construção junto a guardas municipais

Projeto que proíbe abandono de veículos em vias públicas passará por construção junto a guardas municipais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 31/07/2018 00h13

30/07/2018 – O Projeto de Lei nº 47/2018, que proíbe o abandono de veículos, carcaças, chassis e outras partes automotivas em vias públicas, seria votado em primeiro turno durante a sessão desta segunda-feira, 30 de julho, mas acabou sendo retirado pelo autor Enio Brizola (PT). O motivo, segundo o vereador, é oportunizar a reconstrução da proposta a partir de sugestões coletadas junto a servidores da Guarda Municipal a fim de aprimorar sua operacionalidade.

Projeto que proíbe abandono de veículos em vias públicas passará por construção junto a guardas municipais - Leia mais…

Juliano Soli Silva participa da sessão desta segunda-feira

Juliano Soli Silva participa da sessão desta segunda-feira

por Luís Francisco Caselani — última modificação 31/07/2018 00h18

30/07/2018 – Por motivos particulares, o vereador Professor Issur Koch (PP) não pôde comparecer à sessão ordinária da Câmara de Novo Hamburgo desta segunda-feira, 30 de julho. Em seu lugar, assumiu o suplente Juliano Soli Silva (PP), com passagem pelo Palácio 5 de Abril ainda na atual legislatura. Issur retoma suas atividades normalmente na próxima quarta-feira, 1º de agosto.

Juliano Soli Silva participa da sessão desta segunda-feira - Leia mais…

Comissões promovem diálogo entre prefeitura, empresas e entidades sobre retirada de linhas de ônibus para cadeirantes

Comissões promovem diálogo entre prefeitura, empresas e entidades sobre retirada de linhas de ônibus para cadeirantes

por Maíra Kiefer — última modificação 17/08/2018 20h03

27/07/2018 - Em reunião conjunta, realizada na última quarta-feira, dia 25, as comissões de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor intermediaram o diálogo entre entidades, empresas e o governo municipal sobre a redução dos horários da linha de ônibus que atende a Associação de Lesados Medulares do Rio Grande do Sul – Leme. Sergio Hanich (MDB), presidente da Coosp, conduziu o debate. Estavam presentes Enio Brizola (PT), presidente da Codir, Enfermeiro Vilmar (PDT) e Professor Issur Koch (PP), secretário e relator, respectivamente. Pela Coosp, Gerson Peteffi (MDB), secretário, e Fernando Lourenço (SD), relator, também participaram da conversa.

Comissões promovem diálogo entre prefeitura, empresas e entidades sobre retirada de linhas de ônibus para cadeirantes - Leia mais…

Câmara homenageia os 30 anos da Academia Literária do Vale dos Sinos

Câmara homenageia os 30 anos da Academia Literária do Vale dos Sinos

por Jaime Freitas — última modificação 26/07/2018 23h47

26/07/2018 – Nesta quinta-feira, dia 26, em sessão solene, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo prestou homenagem à Academia Literária do Vale dos Sinos (Alvales) pela passagem de seus 30 anos. A sessão solene, realizada no Plenário da Casa Legislativa, foi proposta pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), por meio do Requerimento n° 148/2018.

Câmara homenageia os 30 anos da Academia Literária do Vale dos Sinos - Leia mais…

Comitesinos debate soluções para alagamentos na Bacia do Rio dos Sinos

Comitesinos debate soluções para alagamentos na Bacia do Rio dos Sinos

por giovani-gafforelli — última modificação 26/07/2018 19h51

26/06/2018 - Após nova reunião do Comitesinos, nesta quinta-feira (26), a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), apresentou às entidades membros do Comitê e à comunidade os possíveis cenários para a mitigação dos impactos das cheias na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. O evento aconteceu na Unisinos e contou com a presença do vereador Sérgio Hanich (MDB), representante do município de Novo Hamburgo.

Comitesinos debate soluções para alagamentos na Bacia do Rio dos Sinos - Leia mais…

Ações do documento