TV Câmara – Vitalidade mostra como programa de reabilitação pulmonar ajuda na saúde de ex-fumantes

por Tatiane Souza última modificação 10/09/2018 20h09
06/09/2018 – Está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Net, o programa Vitalidade que trouxe esclarecimentos sobre o projeto Reabilitação Pulmonar, da Universidade Feevale. A proposta tem por objetivo desenvolver intervenções terapêuticas que promovam a melhoria da qualidade de vida de pacientes portadores de doenças respiratórias, causadas principalmente pelo tabagismo. A entrevista foi realizada com a coordenadora do projeto, Cassia Cinara da Costa, professora de fisioterapia e doutora em Ciências Pneumológicas.
TV Câmara – Vitalidade mostra como programa de reabilitação pulmonar ajuda na saúde de ex-fumantes

Foto: Thanise Melo/CMNH

O projeto Reabilitação Pulmonar é realizado de forma gratuita e multidisciplinar há 18 anos e conta com a participação de professores e estudantes de Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, Nutrição e Psicologia. Os beneficiados possuem Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e outras enfermidades respiratórias, como asma, fibrose pulmonar e bronquiectasia, de ambos os sexos e com idade superior a 40 anos.

Além da entrevista em estúdio, a equipe da TV Câmara foi conferir como o projeto é desenvolvido na prática, quando entrevistou o professor de Educação Física, Rafael Machado de Souza, a professora de Nutrição, Claudia Winter, e a professora de Psicologia, Maria Lúcia Langone. 

Para se inscrever na iniciativa, o candidato deve entrar em contato com o Laboratório de Estudos da Atividade Física, do Exercício e dos Esportes (Leafees) pelo telefone 3586-8800, no ramal 7133, às segundas, quartas e sextas pela manhã.

Assista ao programa Vitalidade:

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Saiba mais sobre o projeto no site institucional.

registrado em: