Vitalidade: médica, ativista e feminista traz informações sobre a saúde da mulher contemporânea

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h07
11/03/2022 - A saúde da mulher contemporânea é o assunto do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube da emissora legislativa. Anita Lucas de Oliveira foi a entrevistada desta edição. Ela é médica ginecologista, ativista social e feminista. Anita trouxe informações sobre duas importantes campanhas de conscientização do mês de março: câncer do colo de útero e o Março Lilás e o câncer colorretal e o Março Azul Marinho.
Vitalidade: médica, ativista e feminista traz informações sobre a saúde da mulher contemporânea

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Os impactos da pandemia de Covid-19 na vida das mulheres, em especial na saúde mental foi uma das temáticas apresentadas. Além disso, falamos sobre algumas conquistas históricas e as muitas lutas que ainda são travadas atualmente. O programa trouxe informações sobre a saúde da mulher nas diversas fases da vida, da menarca, passando pelo período fértil, à menopausa. A entrevistada ressaltou a importância da realização dos exames periódicos e de manter hábitos saudáveis para a prevenção de doenças, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares.

A saúde da mulher trans e as políticas públicas que podem melhorar a qualidade de vida de todas as mulheres também foram assuntos do programa.

Anita já atuou como vereadora de Novo Hamburgo, secretária municipal de Cultura, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e hoje milita na Marcha Internacional das Mulheres


Assista ao programa na íntegra

Vitalidade 

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.