Vereadores reabrem comissão em apoio aos produtores rurais

por Luís Francisco Caselani última modificação 24/05/2023 17h17
09/03/2023 – Pela quinta vez nos últimos sete anos, a Câmara de Novo Hamburgo decidiu pela abertura de uma comissão especial para discutir assuntos relacionados aos produtores rurais de Lomba Grande. A primeira reunião do novo grupo parlamentar foi realizada minutos antes da sessão desta quarta-feira, 8. Principal entusiasta do tema, Gerson Peteffi (MDB) foi reconduzido à presidência do colegiado. Ele terá a companhia do relator Felipe Kuhn Braun (PP), da secretária Tita (PP) e dos também vereadores Darlan Oliveira (PDT), Enio Brizola (PT), Gustavo Finck (PP), Lourdes Valim (Republicanos) e Ricardo Ritter – Ica (PSDB).
Vereadores reabrem comissão em apoio aos produtores rurais

Foto: Luís Francisco Caselani/CMNH

Integrante da comissão especial nos cinco anos em que ela foi instituída, Peteffi relembrou algumas das ações feitas em outras oportunidades. “Em um momento de falta de sintonia entre Executivo e a comunidade de Lomba Grande, tivemos uma importância fundamental para aparar arestas e retomar o funcionamento da feira do produtor. Mas a comissão não visa apenas à produção. É uma comissão ampla e que reflete todo o lado rural da cidade. A população de Lomba Grande pode se sentir representada”, garantiu o emedebista.

Mesmo o Município tendo uma vocação econômica comercial, temos dois terços do nosso território voltados para o rural, a criação, a avicultura, as hortaliças e os produtos coloniais”, contextualizou Peteffi, justificando a importância da retomada dos trabalhos. Essa é a quarta de seis comissões especiais criadas pelo Legislativo neste início de ano.

Comissões especiais

Previstas pelo artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por no mínimo três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.