Vereadores pedem inclusão de profissionais da assistência social no grupo prioritário de vacinação

por Luís Francisco Caselani última modificação 07/04/2021 22h15
07/04/2021 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 7, moção de apelo proposta por Cristiano Coller (PTB) que solicita a inclusão de conselheiros tutelares e agentes do sistema socioeducativo, do Sistema Único de Assistência Social e das organizações da sociedade civil nos grupos prioritários de imunização contra a Covid-19. O documento, que leva também a assinatura dos outros 13 vereadores, será encaminhado ao Ministério da Saúde.
Vereadores pedem inclusão de profissionais da assistência social no grupo prioritário de vacinação

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Coller lembra que esses profissionais mantiveram seus trabalhos ao longo do último ano e, em muitos casos, inclusive intensificaram ações, garantindo o atendimento à população em diferentes situações e problemas sociais causados pela pandemia. O parlamentar também menciona que até mesmo a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente já se manifestou pedindo a vacinação prioritária dos conselheiros tutelares.

“Durante a pandemia, aumentaram os casos de abusos contra crianças e adolescentes, e o trabalho dos conselheiros é de extrema importância, pois estão em contato direto com as famílias. Eles são insubstituíveis e estão na linha de frente”, reforça o vereador, que ainda listou cidades que já teriam promovido a vacinação de seus conselheiros tutelares. “Temos que defender as nossas crianças e defender os defensores das nossas crianças”, acrescentou a vereadora Lourdes Valim (Republicanos).

Leia na íntegra a Moção nº 19/2021.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.