Vereadores mirins elegem Mesa Diretora que conduzirá sessão no dia 29

por Luís Francisco Caselani última modificação 17/10/2019 20h07
17/10/2019 – Organizada em diferentes etapas, a terceira edição do Projeto Vereador Mirim chega a seu momento mais importante no próximo dia 29. Os 14 representantes eleitos entre estudantes de sete escolas municipais ocuparão as bancadas do Plenário Luiz Oswaldo Bender em uma sessão exclusiva, na qual apresentarão e defenderão propostas de melhorias para suas comunidades, seus bairros e para a cidade. Semelhante a uma reunião ordinária da Câmara, a atividade também terá sua Mesa Diretora. Os quatro membros foram escolhidos durante ensaio geral na tarde desta quinta-feira, 17.
Vereadores mirins elegem Mesa Diretora que conduzirá sessão no dia 29

Foto: Tatiane Lopes/CMNH | Foto abaixo: Maíra Kiefer/CMNH

Ao todo, três chapas foram formadas, indicando componentes para os quatro cargos. Em votação aberta, os vereadores mirins escolheram nominata formada pelo presidente Marcelo Pavani (EMEF Bento Gonçalves), pelo vice-presidente Matheus Ramires (EMEF Padre Reus), pela primeira-secretária Vitória Andrade (EMEF Padre Reus) e pela segunda-secretária Ana Cláudia Oliveira (EMEF Bento Gonçalves). Pavani agradeceu a confiança de seus pares e antecipou que se preparará para conduzir a sessão. “Queremos planejar com o grupo para termos tudo organizado. Espero que seja um dia muito interessante para todos. Como todos dizem que somos o futuro, queremos honrar o voto que recebemos”, destacou o presidente. A sessão do Vereador Mirim terá início às 14h e será transmitida ao vivo pela TV Câmara.

Saiba mais:

- Comunidades escolares de sete instituições elegem seus vereadores mirins

- Câmara de Novo Hamburgo empossa sua terceira legislatura mirim

- Alunos do Projeto Vereador Mirim participam de oficina para elaboração de proposições

- Oficina indica classificação das proposições dos vereadores mirins

A simulação da reunião plenária foi orientada pelos servidores da Câmara Artemio Friedrich e Maria Carolina Seitenfus Hagen, atual diretor e ex-diretora da Escola do Legislativo, braço executor do projeto. O Vereador Mirim também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed), representada no ensaio pela assessora pedagógica Suellen Abreu. “Este projeto não aconteceria sem o engajamento de alunos e professores”, enalteceu a educadora. Antes de repassar o roteiro, Friedrich salientou a importância de cada vereador conhecer suas funções e atribuições. “O principal é que todos terão o direito de falar, defender suas proposições e expor assuntos de interesse de suas escolas e seus bairros”, frisou o diretor.

As instituições de ensino elegeram individualmente dois vereadores titulares e um suplente, sendo que cada trio pôde elaborar conjuntamente duas proposições. Ao todo, foram apresentadas seis indicações, quatro requerimentos, duas moções e dois pedidos de providências. A relatora da Comissão de Educação da Câmara, vereadora Tita (PP), parabenizou estudantes, professores e diretores das escolas que se envolveram na atual edição do projeto. “Fiquei emocionada ao acompanhar os processos eleitorais, com vocês, ainda tão jovens, trabalhando assuntos de relevância para a nossa cidade. É bom ver vocês adquirindo conhecimento e trazendo esse caráter de liderança já na adolescência. A política é o que move tudo, e é isso que vocês estão aprendendo e poderão multiplicar em suas casas, escolas e comunidades. Vocês são o nosso futuro”, enalteceu a parlamentar.

Etapas do projeto

O Vereador Mirim foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora da época e aprovado por unanimidade pelos vereadores da atual legislatura. Inicialmente, turmas das sete escolas envolvidas participaram de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed foi trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada escola teve autonomia para formatar seu processo eleitoral e eleger seus três representantes – dois vereadores e um suplente.

Diplomados durante sessão ordinária, os vereadores mirins participaram de oficinas, nas quais receberam orientações técnicas para a elaboração de projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências. Um último ensaio está previsto para a véspera da terceira Sessão do Vereador Mirim, que ocorre no dia 29 de outubro. O projeto ainda contará com uma atividade final, marcada para o dia 4 de dezembro, que permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições.


Vereadores titulares:

- EMEF Bento Gonçalves

Ana Cláudia Krause Oliveira

Marcelo Pavani 

- EMEF Eugênio Nelson Ritzel

Esdra Kamily da Silva de Vargas

Thiago Marques

- EMEF Machado de Assis

Ayman Moraes Porto Lazzarotto

Maria Clara Schmitt de Souza

- EMEF Monteiro Lobato

Beatriz Huhn da Silva

Maria Eduarda Mello Cardoso

- EMEF Padre Reus

Matheus Loha de Oliveira Ramires

Vitória Correa de Andrade

- EMEF Presidente Prudente de Moraes

Eduardo Balduíno Vogel Rodrigues

Vitória Natália dos Passos

- EMEF Senador Salgado Filho

Diana Henicka de Carvalho

Eduarda Simon da Silva

 

Suplentes:

Amanda Freitas Bueno (EMEF Padre Reus)

Guilherme Gomes de Oliveira (EMEF Machado de Assis)

Helen Blank Brum (EMEF Senador Salgado Filho)

Kauan da Silva Capitani (EMEF Eugênio Nelson Ritzel)

Manuela Vieira de Oliveira (EMEF Bento Gonçalves)

Muriele de Brito Cardoso (EMEF Presidente Prudente de Moraes)

Nicolas Patrick da Silva (EMEF Monteiro Lobato)