Vereadores definem funções e primeiras pautas das comissões

por Daniele Silva última modificação 10/02/2021 01h01
09/02/2021 – Após a definição dos integrantes das comissões permanentes na primeira sessão plenária do ano, os grupos de trabalho reuniram-se na tarde de segunda-feira, 8, para escolher a função de cada vereador nos colegiados. A comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) também avaliou dois projetos que estavam em pauta.
Vereadores definem funções e primeiras pautas das comissões

Foto: Rodrigo Westphalen/CMNH

Leia também: Comissão de Constituição, Justiça e Redação faz a primeira reunião da 18ª Legislatura

Primeira a se reunir, a Comissão de Meio Ambiente (Comam) elegeu Cristiano Coller (PTB) presidente, Darlan Oliveira (PDT) relator e Sergio Hanich (MDB) secretário. Conforme Coller, o grupo pretende trabalhar junto ao Executivo para ampliação da coleta seletiva a todos os bairros e para levar mais informações à comunidade sobre reciclagem e separação do lixo.

Em 2021, a Coosp segue sendo presidida por Serjão, com Fernando Lourenço (PDT) na relatoria e Ito Luciano (PTB) de secretário. Durante a reunião, os parlamentares analisaram o PL n° 52/2020 e o PL n° 53/2020, ambos do ex-vereador Rafael Lucas (PDT). As propostas tratam de denominação de ruas e estão aptas para irem a plenário. O emedebista também falou sobre as principais demandas, especialmente no setor de obras, e garantiu que a comissão estará atenta às melhorias na infraestrutura da cidade. 

 A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir) terá Enio Brizola (PT) na presidência, Semilda Tita (PSDB) como relatora e Lurdes Valim (Republicanos) como secretária. Para iniciar o trabalho, Brizola sugeriu a vistoria de um prédio abandonada da Caixa Econômica Federal no bairro Canudos. O problema, que já foi pauta de comissões em anos anteriores, foi mencionado pelo vereador Ricardo Ritter – Ica (PSDB), que deverá acompanhar a visita.

 

Retornando à Câmara após duas legislaturas, Ito Luciano presidirá a Comissão de Saúde (Cosde) da Casa. Vladi Lourenço (PSDB) será relator e Lurdes Valim, secretária. De acordo com Ito, o grupo deverá se pautar por demandas trazidas pela população referentes ao atendimento nas unidades de saúde e demais serviços prestados pelo Município, bem como buscar informações constantes sobre as ações de combate à pandemia.

 

  

Acompanhar questões relativas ao combate à violência está entre as principais atribuições da Comissão de Segurança Pública (Coseg), que este ano será presidida por Felipe Kuhn Braun (PP). Darlan Oliveira atuará como relator e Vladi Lourenço, secretário. Conforme Felipe, um dos primeiros temas a serem debatidos é o chamamento de novos agentes da Guarda Municipal.

  

Após decisão dos seus pares, Enio Brizola segue à frente da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin). Ricardo Ritter – Ica é o relator e Gerson Peteffi (MDB), secretário. O grupo de trabalho é responsável pela avaliação das peças orçamentárias, da prestação de contas da Prefeitura e de todos os projetos que tratem de recursos dos cofres públicos. Segundo Brizola, outros temas que serão debatidos ao longo do ano é a situação do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo (Ipasem) e o impacto das reformas propostas pelo governo federal em Novo Hamburgo, além de como superar a crise após a pandemia.

 

Por fim, aconteceu o encontro da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu). O vereador Felipe Kuhn Braun permanece na presidência do colegiado, junto ao relator Ricardo Ritter – Ica e o secretário Gustavo Finck (PP). Nos próximos dias, o grupo deverá se reunir com a secretária de Educação, Maristela Guasselli, para discutir o retorno às aulas na rede municipal.

 

Cojur

 

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação realizou seu primeiro encontro na última quarta-feira, dia 3. Além de apreciar projetos que estavam na pauta, foi definido Gerson Peteffi como presidente, Fernando Lourenço como relator e Gustavo Finck como secretário. O colegiado é responsável por analisar todos os projetos que tramitam na Câmara.