Vereadores aprovam moção de aplauso ao tenente-coronel Cilon Freitas da Silva

por Jaime Freitas última modificação 28/09/2022 21h01
28/09/2022 – No último dia 15, o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) oficializou a troca de seu comando. A unidade, com sede em Novo Hamburgo, está agora sob responsabilidade do tenente-coronel Jacques Ackermann. Ele substitui o também tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, que ocupava o cargo desde a segunda quinzena de março. Como forma de reconhecimento aos serviços prestados ao longo do semestre, a Câmara aprovou moção de aplauso ao ex-comandante. A votação ocorreu durante a sessão desta quarta-feira, 28.
Vereadores aprovam moção de aplauso ao tenente-coronel Cilon Freitas da Silva

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Elaborada por Gustavo Finck (PP), a Moção nº 44/2022 levou ainda as assinaturas dos vereadores Cristiano Coller (PTB), Darlan Oliveira (PDT), Enio Brizola (PT), Eliton Ávila (PTB), Fernando Lourenço (Avante), Gerson Peteffi (MDB), Lourdes Valim (Republicanos), Raizer Ferreira (PSDB), Ricardo Ritter – Ica (PSDB), Tita (PSDB) e Vladi Lourenço (PSDB). Embora não tenham subscrito o documento, Giovani Caju (PP), Inspetor Luz (MDB) e Ito Luciano (PTB) garantiram a aprovação unânime da matéria.

O texto destaca especialmente o trabalho realizado pelo tenente-coronel na integração entre as forças de segurança e a melhora nos índices de criminalidade durante sua passagem. Após deixar Novo Hamburgo, Cilon segue agora para Passo Fundo, designado para cargo de chefia na região. “Esta é uma singela homenagem ao tenente-coronel Cilon por tudo o que ele fez por nossa cidade em sua segunda passagem por aqui. Mais uma vez ele fez um excelente trabalho e, agora, promovido a Coronel, precisamos fazer um gesto de gratidão para quem tanto se empenhou pelas forças policiais aqui na região”, disse Gustavo Finck.

O presidente da Casa também justificou a assinatura na moção. “Pedi para assinar o documento pois o Cilon, nos últimos seis meses que aqui ficou, fez muito por Novo Hamburgo e seu entorno. Foi um profissional que aqui chegou não para ser a estrela nº 1, ele veio para agregar um grupo, e nesse grupo posso incluir a Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal e vários entes de nossa cidade”, firmou Cristiano Coller.

 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: