Vereador Mirim: EMEF Monteiro Lobato elege seus representantes

por Daniele Silva última modificação 02/07/2019 14h56
02/07/2019 – Nesta segunda, 1º de julho, foi a vez da escola municipal Monteiro Lobato eleger seus representantes. Ao todo, sete candidatos do 7º, 8º e 9° anos concorreram às vagas. A instituição, do bairro São Jorge, possui cerca de 550 alunos e participa pela segunda vez do projeto Vereador Mirim.
Vereador Mirim: EMEF Monteiro Lobato elege seus representantes

Foto: Daniele Souza/CMNH

A coordenadora pedagógica da escola, Maria Raquel Finatto, considera o projeto, promovido pela Câmara em parceria com a Secretaria de Educação, muito importante para o desenvolvimento dos jovens. Buscando se assemelhar ao máximo com as eleições oficiais, a campanha incluiu santinhos e até comícios. “Sempre temos alunos que assumem uma liderança positiva e isso é potencializado por meio do Vereador Mirim.”

Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim

Revista do Vereador Mirim está disponível para download

Conheça a data das eleições do Vereador Mirim 2019

A estudante Nicole Arieli, de 11 anos, gostou bastante da experiência de votar. Já Maria Eduarda Rosa, também de 11 anos, destacou a oportunidade de aprender sobre política e de fazer propostas concretas para melhoria dos espaços públicos. Ambas do 6º ano, elas destacaram a sugestão de uma das candidatas de promover ações para enfrentar o bullying.

Os vereadores Felipe Kuhn Braun (PDT) e Semilda dos Santos – Tita (PP), integrantes da Comissão de Educação da Casa, e a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, foram até a escola para acompanhar a eleição. O diretor-geral da Câmara, Deiwid Amaral da Luz, pontuou a relevância de fomentar a participação política e o exercício da cidadania que é proporcionado pelo projeto. “É uma maneira de mostrar às crianças e jovens que a política faz parte da nossa vida e tem muita importância para nossa cidade, uma vez que as diversas demandas da comunidade passam diariamente pela Câmara e pelo Executivo”, frisou. Ele ressaltou ainda que a atividade pode despertar o interesse para que, no futuro, esses mesmos jovens possam ocupar cargos eletivos, como os de vereador e prefeito, ou até mesmo serem servidores públicos.

O projeto

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, o material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. 

Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger seus dois representantes. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação para os vereadores mirins e seus respectivos suplentes. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.

Diplomados durante sessão ordinária da Câmara, os vereadores mirins participam de oficina, onde recebem orientações técnicas para a elaboração de suas proposições. Após a entrega, os estudantes se reúnem para um ensaio geral, no qual também são eleitos os integrantes da Mesa Diretora. São eles que conduzirão a terceira Sessão do Vereador Mirim no dia 29 de outubro, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Todas as matérias apresentadas serão protocoladas oficialmente na semana seguinte. Uma última atividade, marcada para o dia 4 de dezembro, permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições.