Valderez Terezinha Schmitz receberá título de Cidadã de Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer última modificação 27/11/2019 20h44
23/09/2019 - Pelo segundo ano consecutivo, o Legislativo destinará uma de suas principais honrarias – o Título de Cidadão de Novo Hamburgo – a uma mulher. Valderez Terezinha Schmitz, natural de Encantado e indicada pelo vereador Sergio Hanich – Serjão (MDB), foi aclamada pelos demais parlamentares em sessão secreta realizada no dia de 4 de setembro. A Câmara promulgou o Decreto Legislativo n° 2/2019 no dia 9 de setembro. A sessão solene será realizada no dia 21 de novembro, às 19h, no Plenário Luiz Oswaldo Bender, localizado na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.
Valderez Terezinha Schmitz receberá título de Cidadã de Novo Hamburgo

Virgínia Machado/CMNH

Essa será a quinta distinção conferida a uma cidadã: Jurema Reis de Oliveira Guterres (2018), Cyria Wittmann - Irmã Generosa (2013), Maria Paula Biondi (2003) e Irmã Maria Valéria (1984). Ao todo, foram 45 premiações realizadas em 32 ocasiões em que ocorreu a concessão do título.

Histórico

Natural de Encantado, Valderez Terezinha Schmitz mudou-se ainda criança para Novo Hamburgo em 1947, acompanhada pelos pais e irmãos Miguel Henrique Schmitz, João Carlos Schmitz, Roque Pedro Schmitz e Maria Antonieta. No final da década de 60, por ter conhecimento sobre processo de emplacamento de veículos, ela e o marido eram consultados sobre como proceder para expedição de documentos junto aos órgãos de trânsito. Sua atividade como despachante se consolidaria a partir da abertura do primeiro escritório em 26 de maio de 1969, dando início à marca que leva o seu nome até hoje. No mesmo ano, instalaram a autoescola, sendo pioneira na implantação dos comandos duplos de pedais e direção nos veículos.

Em 1997, com a mudança na legislação, foi credenciada no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) a prestar serviços de habilitação de condutores nos CFCs Valderez em Novo Hamburgo, Sapiranga, São Leopoldo e Nova Hartz. A família conta ainda com uma Corretora de Seguros, inaugurada em 1983. Com 50 anos de história, o negócio da família emprega mais de 200 pessoas em seis municípios, cerca de 100 destes empregos em Novo Hamburgo.

Leia na íntegra o Decreto nº 2/2019

Confira todos os homenageados 

registrado em: