UPA do Centro levará o nome do médico Casemiro Konarzewski

por Luís Francisco Caselani última modificação 12/09/2018 20h54
12/09/2018 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira, 12 de setembro, projeto de lei apresentado pelo Executivo que homenageia o clínico geral e cirurgião Boleslau Casemiro Konarzewski, popularmente conhecido com Dr. Casemiro, ao atribuir seu nome à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro. O texto retornará a votação na próxima segunda-feira, 17, para decisão final.

Nascido em São Luiz Gonzaga, Casemiro mudou-se para Novo Hamburgo pouco antes de comemorar seu 30º aniversário, em 1942. Formado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, graduou-se também em direito, economia e odontologia. Médico chefe do Centro de Saúde de Novo Hamburgo, ficou conhecido na região por seu pioneirismo no atendimento em saúde 24 horas e por estar à frente de diferentes entidades classistas. Dr. Casemiro faleceu em abril de 1981, aos 68 anos.

Leia na íntegra o PL nº 65/2018.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.