Universidade Feevale reafirma participação no 4º Seminário de Desenvolvimento Econômico

por Luís Francisco Caselani última modificação 20/06/2022 18h57
08/06/2022 – A Câmara já iniciou os preparativos para a quarta edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo. Previsto em lei municipal desde o ano passado, o evento conta com a participação e o apoio de entidades empresariais e estabelecimentos de ensino. Nesta quarta-feira, 8, o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, reforçou o compromisso da instituição com a construção do debate. A confirmação foi feita em reunião com o chefe do Legislativo, Cristiano Coller (PTB), e o vereador Enio Brizola (PT) na sede da reitoria.
Universidade Feevale reafirma participação no 4º Seminário de Desenvolvimento Econômico

Fotos: Luís Francisco Caselani/CMNH

Presidente da Comissão de Finanças (Cofin), colegiado responsável pela organização do seminário, Brizola aproveitou o encontro para convidar Prodanov para ser um dos painelistas do evento. O vereador ressaltou o alinhamento das ideias do educador com a temática da atual edição, que abordará o ensino e a formação profissional. “Essa é uma pauta defendida pelas entidades classistas e setoriais da cadeia produtiva do calçado”, explicou o parlamentar, que ressaltou as reiteradas queixas de empresas da região sobre a falta de mão de obra qualificada para completar seus quadros funcionais.

Prodanov se mostrou favorável à proposta apresentada por Brizola. “Acho muito oportuno. Estamos nos preparando para sair da questão pandêmica, e nosso país está mudado, com a procura pelo ensino superior despencando. A Feevale quer desenvolvimento de pessoas e geração de emprego e renda”, salientou o reitor. A universidade é parceira da Câmara na realização do seminário desde sua primeira edição, em 2018.

Prodanov afirmou ainda que Novo Hamburgo sofre hoje com um “apagão” de mão de obra qualificada. “Daqui a pouco as empresas vão deixar a cidade”, opinou. “Temos no país 10 milhões de pessoas longe das escolas, sem trabalho e sem perspectivas”, complementou Brizola, frisando a importância da ampliação do acesso aos espaços de ensino profissionalizanteAlém do reitor e dos vereadores, também participou da reunião a servidora Maria Carolina Seitenfus Hagen, diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo. O setor é responsável pelo desenvolvimento do seminário, em parceria com a Cofin.

Saiba mais sobre as edições anteriores do Seminário de Desenvolvimento Econômico.

Audiência pública

Prodanov aproveitou a visita da comitiva parlamentar para convidar a Câmara a participar de audiência pública da Assembleia Legislativa sobre educação superior pública e comunitária. A atividade ocorrerá no próximo dia 20, a partir das 10h, no Espaço Cosmos, no prédio Vermelho do Câmpus 2 da Feevale. Segundo o educador, a ideia é discutir o financiamento e o acesso dos alunos às universidades comunitárias, entre as quais se enquadra a instituição hamburguense.