TV Câmara - Voluntário do CVV destaca ações do Setembro Amarelo e alerta para os altos índices de suicídio e mutilações

por Tatiane Souza última modificação 27/09/2022 18h11
27/09/2022 - A importância do trabalho pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), os altos índices de suicídios no Rio Grande do Sul e e as ações que norteiam a Campanha Setembro Amarelo foram os assuntos do programa Vitalidade que já está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e pelo Youtube.com/TVCamaraNH. Voluntário há 20 anos na entidade, Anilton Fernandes é entrevistado pela jornalista Tatiane Lopes e traz relatos sobre a atuação dos voluntários, que atuam 24 horas por dia, sete dias por semana.
TV Câmara - Voluntário do CVV destaca ações do Setembro Amarelo e alerta para os altos índices de suicídio e mutilações

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e preventivo ao suicídio, atendendo todas as pessoas que querem e precisam conversar. O serviço é prestado por cerca de quatro mil voluntários em 130 postos pelo Brasil. Em Novo Hamburgo, o CVV é mantido pela Sociedade Ame a Vida. O contato é gratuito e anônimo. No decorrer do programa, Fernandes esclareceu dúvidas referentes ao centro e promoveu os canais disponíveis para contato disponibilizados pela entidade. Atualmente, os contatos podem ser realizados pelo telefone, número 188, virtual via chat e por e-mail. 

O entrevistado também falou como os interessados podem se tornar voluntários da entidade. Para se inscrever, precisa ser maior de 18 anos e participar de um curso de capacitação, no qual o interessado irá aprender algumas regras para a melhor execução do atendimento. Ainda um dos pontos abordados foram a não projeção dos problemas dos atendidos, a flexibilidade, a aceitação das incoerências apresentadas durante a conversa e como deixar os preconceitos de lado na hora do atnedimento. A capacitação pode levar de três a quatro meses, o voluntário não precisa ter títulos de escolaridade, apenas saber ouvir e possuir a vontade de ajudar o próximo. 

Entre os dados abordados na entrevista é mencionado e destacado o impacto do período pandêmico nas crianças e adolescentes. Um dos trabalhos fornecidos dentro da comunidade pelo CVV é a realziação de palestras em escolas e instituições. Esse tipo de atividade colabora no acesso à informação que, posteriormente, irá auxiliar na prevenção de suícidio (e mutilações) no ambiente escolar, além de alertar alunos e professores a identificarem e auxiliarem as pessoas ao seu redor. 

Fernandes relembra e destaca o grupo hamburguense de apoio aos sobreviventes do suícidio. O objetivo, segundo ele, é criar um apoio, através de uma roda de conversa, na qual os participantes possam relatar sua história e compartilhar seus anseios ao mesmo tempo que fornece suporte. As atividades precisaram ser encerradas decorrente aos anos de pandemia, mas os trabalhos devem retornar no mês de outubro. Demais informações serão fornecidas nos meios digitais do CVV. 

Ele ainda ressalta a importância do acompanhamento com profissionais da saúde mental, que irão direcionar os pacientes em relação a problemas desenvolvidos. Ao final do programa, o entrevistado deixou uma mensagem: “Não deixe acumular essas questões, bateu a dor, desespero, desesperança, desgosto ou tristeza pode ligar para o CVV, não custa nada e é sigiloso. Você pode ligar para conversar com um voluntário. Não fique sem buscar ajuda, porque ela existe”.

Dados

No Brasil, em 2021, 14.353 pessoas se suicidaram – Um aumento de cerca de 8% em relação ao ano anterior. Os estados com maiores taxas foram Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os dados são das secretarias Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social, do IBGE e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Assista ao programa na íntegra:

 

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

*Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação Social da Câmara.