TV Câmara - Setembro Vermelho: médico traz esclarecimentos sobre doenças cardiovasculares

por Tatiane Souza última modificação 14/09/2021 00h39
13/09/2021 - A campanha #SetembroVermelho e as doenças cardiovasculares são os assuntos do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também pelo YouTube. Você sabia que este ano já morreram mais de 278 mil pessoas no Brasil devido às enfermidades? A informação é da Sociedade Brasileira de Cardiologia. São cerca de 1.100 mortes por dia, 46 por hora, uma a cada 90 segundos. Para trazer mais esclarecimentos sobre o assunto participou do programa o cardiologista Roberto Borges. Ele destacou a importância da detecção precoce e dos bons hábitos alimentares para a saúde do coração.
TV Câmara - Setembro Vermelho: médico traz esclarecimentos sobre doenças cardiovasculares

Foto: Viccenzo Zang/TV Câmara NH

 Os números são alarmantes. "De todas as mortes que ocorrem no mundo, 1/3 são por doenças cardiovasculares. E essas causas chegam a ser o dobro das neoplasias, que ficam em segundo lugar - somando todas as causas de câncer", revelou o cardiologista. Ele complementou dizendo que infarto, acidente vascular cerebral (ACV) e insuficiência cardíaca são as principais causas de morte não só no Brasil, mas no mundo.

Borges corrobora os dados da Organização Mundial da Saúde que afirmam que 80% das mortes relacionadas às doenças cardíacas poderiam ser evitadas apenas com a mudança no estilo de vida. Conforme o especialista, tabagismo, consumo de álcool, pressão alta, estresse, gordura abdominal, sedentarismo, alimentação irregular – rica em gorduras, sal e açúcar –, obesidade e altos níveis de triglicerídeos e colesterol são agentes que aumentam a probabilidade de doenças cardiovasculares – além das questões genéticas e hereditárias.

Durante a entrevista, o médico explicou ainda os problemas ocasionados pela pandemia de coronavírus e por que as pessoas que tiveram Covid-19 devem ter atenção especial ao coração.

Borges é PHD em Ciências Biomédicas, médico da cardiologia nuclear do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, diretor da clínica Cemcor no Hospital Mãe de Deus Center e professor da faculdade de medicina da Universidade Feevale. 

Acesse o Cardiômetro em tempo real.

Assista o programa na íntegra:

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br