TV Câmara - Psicóloga aborda a saúde mental de crianças, adultos e profissionais da saúde em meio a pandemia

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h18
22/01/2021 - A campanha Janeiro Branco foi tema de conversa com a Coordenadora de Saúde Mental de Dois Irmãos, Luciana Barcellos Fossi, no programa Vitalidade da TV Câmara. Com apresentação de Maíra Kiefer, o bate-papo discutiu os cuidados, os sinais de alerta e o impacto emocional da pandemia durante o ano de 2020, além de trazer dicas para 2021. A conversa foi ao ar dia 19 de janeiro no Canal 16 da Claro/Net e está disponível no Facebook e YouTube da emissora.
TV Câmara - Psicóloga aborda a saúde mental de crianças, adultos e profissionais da saúde em meio a pandemia

Foto: Divulgação/CMNH

Luciana Barcellos Fossi é Mestre em Psicologia Social pela UFRGS, coordenadora de Saúde Mental do município de Dois Irmãos e conselheira da atual gestão do Conselho Regional de Psicologia do RS. Em 2020, ela pode acompanhar o aumento da demanda no serviço do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) onde trabalha. "Pessoas que nunca tiveram transtornos, agora buscaram ajuda", contou.

Na entrevista, Luciana compartilhou as dificuldades enfrentadas por pais para lidarem com as crianças durante o distanciamento social e os danos que o isolamento pode causar na saúde mental dos adultos.

Com relação às crianças, a psicóloga deu dicas e destacou a importância de ser paciente. "Quanto mais nova a criança é, mais nós precisamos repetir a informação", explicou. O uso da máscara, a falta de contato físico, a higienização frequente das mãos e outros comportamentos novos para a criança necessitam de reforço constante por parte dos responsáveis.

Para os adultos, o isolamento, a flexibilidade dos horários e a falta de atividades sociais acabaram por aumentar muito o consumo de bebidas alcoólicas e drogas, comportamentos que estão relacionados à piora da saúde mental. A psicóloga afirma, porém, que mesmo sem o uso dessas substâncias, as restrições podem causar sofrimento psíquico, irritação, ansiedade e até mesmo depressão.

Na entrevista completa, você confere os sinais que podem indicar a necessidade de procurar ajuda profissional.

"Como não ficar desequilibrado diante de uma perda de emprego, da impossibilidade de conseguir outro trabalho e de ter os filhos na escola?". Segundo ela, é aí que entra o trabalho dos profissionais da saúde mental, como os psicólogos e psiquiatras.

Para solicitar atendimento gratuito, qualquer um pode ir até uma unidade do CAPS. Em Novo Hamburgo, são cinco locais de atendimento. Você pode conferir os detalhes no site da Fundação de Saúde: www.fsnh.net.br

Campanha Janeiro Branco

Desde 2014, a Campanha Janeiro Branco usa o primeiro mês do ano para chamar atenção sobre temas de Saúde Mental e Emocional. Esse ano, a campanha pede por um pacto por uma Cultura da Saúde Mental, dedicada à ideia de que TODO CUIDADO CONTA.

Para saber mais sobre o assunto, assista a entrevista na íntegra:

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

*Texto de Rodrigo Westphalen, estagiário de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

Veja a lista completa dos Vitalidades.