TV Câmara - Os perigos do mosquito aedes e a produção caseira de máscara de proteção contra a Covid-19 são temas do Dicas de Vitalidade

por Tatiane Souza última modificação 29/04/2020 20h10
13/04/2020 - No Dicas de Vitalidade, programa da TV Câmara NH, destacamos a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, mesmo que a atenção esteja voltada à pandemia do novo coronavírus. Além disso, uma artesã ensina os cidadãos como podem fazer a sua própria máscara de proteção para evitar o contágio da Covid-19.
 TV Câmara - Os perigos do mosquito aedes e a produção caseira de máscara de proteção contra a Covid-19 são temas do Dicas de Vitalidade

Montagem: Maíra Kiefer/CMNH

O Dicas de Vitalidade está disponÍvel no Facebook da TV Câmara NH, no canal do Youtube da emissora e também no Instagram da Câmara de Novo Hamburgo.

A artesã Camila Fleck ensina a fazer uma máscara de tecido para proteção. Mas cabe salientar que no atual momento, deve-se sair de casa somente quando realmente necessário, especialmente as pessoas integrantes de grupos de risco. O principal cuidado contra a Covid-19 é distanciamento social. Por isso, se puder, fique em casa. Se não puder, proteja-se sempre com uma máscara, cobrindo bem a boca e o nariz e cuidando para não tocá-la com as mãos. O uso de máscara é uma medida protetiva, assim como lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool em gel.

Em tempos de pandemia da Covid-19, não se pode também esquecer os cuidados para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya, febre amarela e, em alguns Estados, mayaro. Quem dá as dicas é a médica veterinária Julyana Sthéfanie Simões Matos, responsável técnica na Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo. Ela frisa que o momento de reclusão é ideal para higienizar e desentupir calhas, limpar potinhos de flor e verificar se há algum recipiente capaz de armazenar água, como pneus e garrafas velhas, facilitando a proliferação do inseto.

Leia mais:

 

TV Câmara – Neuropsicóloga destaca importância do equilíbrio das emoções durante isolamento social

TV Câmara – Covid-19 avança no Brasil e especialistas apontam semelhança com início da doença na Itália

TV Câmara – Confira dicas de como manter a saúde mental durante o isolamento social pela Covid-19

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades. 

registrado em: ,