TV Câmara - Prevenção às hepatites virais ganha destaque na programação

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h13
16/07/2021 - A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada pelo uso de álcool, de alguns medicamentos, por doenças, e por cinco tipos virais: A, B, C, D e E. Cerca de 3 milhões de brasileiros estão infectados pela Hepatite C e não sabem. A médica pediatra Raquel Lima participou do programa Vitalidade, que já está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e no Youtube da emissora para trazer mais informações sobre essa doença. Julho, mais especificamente, dia 28, marca o mês de prevenção às hepatites virais - campanha conhecida como Julho Amarelo.
 TV Câmara - Prevenção às hepatites virais ganha destaque na programação

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

A pediatra explica que a doença se manifesta de forma similar em adultos e crianças, por isso as orientações são válidas a todos os públicos.  

Durante o programa, Raquel esclarece que os vírus da hepatite são transmitidos principalmente em regiões com falta de saneamento básico e acesso à água potável e também, como a hepatite B e C, por contato íntimo ou compartilhamento de seringas/alicates de cutícula com uma pessoa infectada. Um sintoma característico das hepatites é a pele e os olhos com coloração amarelada - daí a escolha da cor para representar o mês de julho. 

Segundo a pediatra, para a hepatite A, B e D, a vacinação é a melhor forma de se prevenir.  Porém, não há vacina para a Hepatite C. Esse vírus é o mais perigoso e causa o maior número de complicações com necessidade de transplante de fígado. É uma epidemia três vezes maior que a AIDS/HIV. A principal prevenção é feita pelo uso de preservativos durante as relações sexuais.

O teste para hepatite pode ser feito de forma gratuita no posto de saúde e, no caso de resultado positivo, o tratamento também é fornecido pelo Sistema Único de Saúde.

No decorrer do programa, Raquel alertou para a importância de crianças, jovens e adultos manterem a caderneta de vacinação em dia.

Assista a entrevista na íntegra 

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados a saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.