TV Câmara - Pediatra esclarece dúvidas e destaca pontos positivos sobre o aleitamento materno.

por Jaime Freitas última modificação 02/09/2022 20h44
02/09/2020 - O desmame, a importância do leite materno e a rede de apoio às mamães, são os assuntos do programa Vitalidade que já está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube.com/TVCamaraNH. O pediatra e professor universitário Werner Gustavo Meyer Carvalho é entrevistado pela jornalista Tatiane Lopes e traz dicas e esclarecimentos sobre o aleitamento materno exclusivo para crianças de até seis meses.
TV Câmara - Pediatra esclarece dúvidas e destaca pontos positivos sobre o aleitamento materno.

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O pediatra fala sobre a influência de uma amamentação correta e saudável durante os primeiros seis meses de vida. Ele explica a importância do leite que é rico em proteínas e vitaminas que ajudam no crescimento e desenvolvimento da criança, além de promover uma maior imunidade celular no combate contra doenças e prevenir a obesidade infantil. “Eu não tenho dúvidas de que a principal função do aleitamento materno é promover desenvolvimento e principalmente afeto na relação entre mãe e bebê, que é muito importante no ato da amamentação”, declara.

De acordo com o professor, é recomendado o incentivo do aleitamento a partir dos seis meses, e que, posteriormente, o leite materno vire uma refeição secundária para que se abra espaço para comidas de sal ricas em ferro. Também observou que a ação vem de algo muito pessoal e da experiência que a mãe irá adquirir com o bebê.

Carvalho ainda falou sobre os mitos e verdades da amamentação e ressaltou os pontos positivos de um desmame gentil, que, futuramente, ajudará no desenvolvimento da fala e aceitação de alimentos na introdução alimentar da criança. Ainda explicou as principais dificuldades que as mamães enfrentam no processo.

Além de destacar esses pontos, foi relembrado no decorrer da entrevista o tema definido pelo Ministério da Saúde em 2022: “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”. Durante o mês de agosto ocorre o Agosto Dourado, onde a primeira semana é dedicada a discussões e enfoque ao aleitamento materno.


Assista ao programa na íntegra 

  

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

*Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação Social da Câmara.