TV Câmara - Oncologista fala sobre saúde do homem e principais tipos de câncer que atingem esta população

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h18
30/08/2021 - Saúde integral do homem, os principais tipos de câncer e outras doenças que atingem essa população são assuntos do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também pelo Youtube da emissora. A conversa foi com o médico cirurgião-geral e oncológico, Carlos Antonello. Ele também falou sobre o ebook de sua autoria - "Entendendo o Câncer Colorretal - fruto de sua dissertação do mestrado e que está disponível gratuitamente na internet.
TV Câmara - Oncologista fala sobre saúde do homem e principais tipos de câncer que atingem esta população

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

Clique aqui para ler e baixar o ebook "Entendendo o Câncer Colorreta, de autoria de Carlos Antonello.

Antonello frisou a importância do diagnóstico precoce quando se fala do câncer, informando que a principal neoplasia que atinge os homens é a de pele, não melanoma, embora a maior procura se dá por questões relacionadas à próstata.

No Brasil, apenas 40% da população masculina realiza prevenção. Na Alemanha, esse número cresce para 95%. No decorrer da entrevista, o especialista explica que, infelizmente, essa é uma questão cultural. E afirma que é possível mudar essa realidade apostando na educação, desde o ensino básico. O médico destacou a atuação do profissional de nutrição para uma vida mais saudável e do exercício físico regular. E lembrou como o excesso de álcool e de outras drogas como o cigarro e a maconha são prejudiciais à saúde e estão relacionados a diversas doenças. 

Câncer colorretal

Antonello deixou um recado para os homens e as famílias que assistirem ao programa. "Todas as pessoas, independente dos sintomas, após os 50 anos, devem realizar uma colonoscopia. Apesar de termos muitos mitos, é um exame tranquilo. O médico já remove todas as lesões pré-neoplásicas, os conhecidos adenomas, que, muitos deles, podem desenvolver um câncer em 5 ou 10 anos, na hora do exame".

E mencionou que nos EUA, a população acima dos 50 anos conseguiu diminuir a incidência desse câncer em 1% ao ano. No Brasil, ela ainda é muito elevada - e 90 a 95% dos casos de câncer colorretal são causados por mutações novas e por erros comportamentais que cometemos no dia a dia, como dieta rica em gorduras, alimentos embutidos e processados que são, segundo estudos apresentados pelo profissional,  causadores de câncer na mesma proporção que o tabagismo.

O cirurgião também alertou que a população mundial está cada vez mais obesa. E detalhou os riscos que isso traz à saúde. Antonello frisou ainda os cuidados que a família e os cuidadores devem ter com os homens nas diversas fases da vida.

Veja o programa na íntegra:

A mediação foi feita pela jornalista Tatiane Lopes.

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br