TV Câmara - Oncologista aborda a prevenção ao câncer de colo de útero

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h18
12/03/2021 - "Nós estamos vendo cada vez mais mulheres jovens chegando na clínica em estágios mais avançados da doença", alertou o Dr. Antônio Fabiano Ferreira em entrevista ao programa Vitalidade, da TV Câmara, sobre a campanha Março Lilás. A conversa foi conduzida pela jornalista Tatiane Lopes e abordou as fases, os sintomas e as formas de prevenção e tratamento do câncer de colo de útero. O programa foi ao ar na terça-feira, 9, no Canal 16 da Claro/Net e está disponível na página do Facebook e canal do YouTube da emissora.

Dr. Antônio Fabiano Ferreira é médico, diretor da Oncosinos, em Novo Hamburgo, e atua também como professor da faculdade de medicina da Universidade Feevale. Pós-doutor em oncologia pela Universidade Livre de Bruxelas e com diversas publicações científicas internacionais, Ferreira abordou o tema de forma simples e demonstrou preocupação com a redução da realização dos exames preventivos em decorrência da pandemia.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais comum e a quarta causa de mortes por câncer da população feminina. Nos estágios iniciais, raramente apresenta sintomas. Sem sinais de problema, muitas mulheres acabam por adiar a realização dos exames ginecológicos de rotina e são surpreendidas pela doença em estágio mais avançado. As chances de um tratamento bem sucedido depende da detecção precoce e, por isso, todos os anos a campanha Março Lilás busca conscientizar sobre a importância de se fazer os exames de rotina, como o Papanicolau.

A principal causa, segundo Ferreira, é o vírus HPV. A melhor prevenção é a realização da vacina por parte de meninas entre 9 e 13 anos e meninos entre 11 e 14 anos e o uso de preservativos durante as relações sexuais. Para mulheres entre 25 e 64 anos, é aconselhado a realização do exame Papanicolau pelo menos uma vez a cada três anos, sendo os três primeiros de forma anual.

Para entender mais sobre o tema, confira abaixo a entrevista completa:

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/NET, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

*Texto de Rodrigo Westphalen, estagiário de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.