TV Câmara Novo Hamburgo apresenta novo logo

por Maíra Kiefer última modificação 24/10/2018 21h16
24/10/2018 – A TV Câmara de Novo Hamburgo inaugurou sua nova identidade nesta quarta-feira, 24 de outubro. Com aspecto mais contemporâneo, com linhas simples e sem excessos, o logo faz referência ao Monumento ao Sapateiro, obra do artista Flávio Scholles em homenagem aos funcionários da indústria calçadista e um dos principais ícones da cidade. Para a criação do novo símbolo da emissora, não houve necessidade de contratação de agência ou de profissionais externos, não gerando custos aos cofres públicos. Concebido por funcionários da Assessoria de Comunicação da Casa Legislativa, essa é a terceira marca adotada pela TV Câmara desde sua fundação, em 11 de abril de 1996.

O canal começou a funcionar com um logo fortemente identificado com o Parlamento. Uma representação de vereadores, obra do artista Luís Carlos Ribeiro, exposta na fachada do prédio da Câmara, inspirou a criação da primeira identidade visual. Após 12 anos, foi substituído por um logo com uma relação maior com a cidade de Novo Hamburgo, no qual apareciam prédios e o vale, com a utilização de mais cores. “Agora, 10 anos após o atual logo ser lançado, inauguramos a nova identidade visual da TV Câmara NH. Mais moderna e dando destaque para um dos principais monumentos de Novo Hamburgo, a nova marca faz jus à cidade que ainda reúne a inteligência do setor coureiro-calçadista”, destacou Giovani Gafforelli, gerente de Comunicação Social.

Gafforelli dirigiu seus agradecimentos à equipe da Assessoria de Comunicação, principalmente ao estagiário Lucas Fillmann, que idealizou a nova identidade, e à servidora Maíra Kiefer, que finalizou o processo. "Eles receberam o pedido da criação do novo logo, conceberam a ideia e tiraram do papel, trazendo essa bela novidade para todos nós", finalizou. Os funcionários que executaram a nova marca utilizaram o trabalho de Scholles como base por espelhar a força de trabalho do Município e por refletir a pluralidade da população e de seus representantes no Parlamento. Conforme Maíra, para a estilização da marca foi utilizada apenas uma parte da obra do artista plástico, para que fosse possível ao telespectador perceber os detalhes da escultura. Inaugurado em 1979, o monumento é uma homenagem aos operários das fábricas de calçados, apresentando seis relógios estilizados, com oito horas cada. As horas representam a jornada diária de trabalho – e cada relógio simboliza um dia da semana.

Histórico da TV Câmara NH

Em 1995, a Lei Federal nº 8.977 regularizou o serviço de TV a cabo e permitiu o uso gratuito de canais compartilhados entre os Poderes Legislativos estaduais e municipais. Há 22 anos, na administração do presidente Luiz Carlos Schenlrte, a TV Câmara de Novo Hamburgo começou a transmissão das sessões plenárias, que inicialmente eram gravadas e transmitidas pela Net. Somente em 2001, com a criação da TV Assembleia Legislativa, é que se disponibilizou sinal ao vivo às câmaras municipais. No segundo semestre de 2002, as sessões plenárias passaram a ser transmitidas em tempo real, o que ocorre até hoje. A partir de 2005, a TV Câmara desenvolveu sua própria grade de programação, com entrevistas, programas culturais e reportagens sobre assuntos de interesse da comunidade. Desde então, a programação vem sendo incrementada com novas opções de informação e entretenimento. Em maio de 2011, além da exibição no canal por assinatura, a TV do Legislativo hamburguense passou a ser transmitida também pela internet, no site da Câmara. Em outubro de 2017, as sessões plenárias começaram a ser veiculadas ao vivo também via Facebook.

Carro-chefe da programação da TV Câmara NH, as sessões são transmitidas desde 1996, fazendo com que o canal do Legislativo seja pioneiro no Estado. O que poucos sabem é que a lei que permitiu a criação dos canais legislativos determina que as reuniões em plenário sejam transmitidas ao vivo e sem edições, aumentando a transparência das discussões.

 

Acompanhe a TV Câmara ao vivo no portal da Câmara

- Conheça a página da TV Câmara no Facebook: facebook.com/TVCamaraNH

- A programação da TV Câmara também é disponibilizada no canal do Youtube: youtube.com/tvcamaranh