TV Câmara NH - Especialista alerta como se defender da pandemia de coronavírus

por Tatiane Souza última modificação 29/04/2020 20h37
13/03/2020 – Na última terça-feira, 10, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de Covid - 19 no Rio Grande do Sul. Esse é o nome da doença respiratória ocasionada pelo novo coronavírus - o Sars-Cov-2. Desde lá, o número de infectados no estado e no Brasil está crescendo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a pandemia. Para alertar a população sobre como se proteger e minimizar a proliferação do vírus, a TV Câmara entrevistou o pós-doutor Vlademir Vicente Cantarelli, que também é biomédico e atua no programa de capacitação de laboratórios de microbiologia em diversos países, em temas como sequenciamento de DNA e identificação molecular de microrganismos. Além disso, Cantarelli é professor da Universidade Feevale e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
TV Câmara NH - Especialista alerta como se defender da pandemia de coronavírus

Foto: Kassiane Michel/CMNH

A entrevista foi ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net, na última terça-feira, 10. O programa completo está disponível no Facebook.com/TVCamaraNH e também no Youtube.com/TVCamaraNH. 

Durante o programa, Cantarelli trouxe diversos esclarecimentos sobre o coronavírus. Segundo o professor, a prevenção requer os mesmos cuidados que temos com outras doenças respiratórias. Como lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool gel, não compartilhar utensílios e evitar grandes aglomerações. “Não esqueçam de se vacinar contra o Influenza”, orienta. Pois o vírus provoca a gripe, doença com sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19. Segundo ele, as pessoas quando infectadas por outros vírus respiratórios também ficam mais predispostas à contaminação ao coronavírus. 

Assista a entrevista na íntegra para mais informações sobre o coronavírus, prevenção e como ele está impactando a comunidade mundial:

 

No dia 30 de janeiro, o programa Vitalidade já havia abordado o surto da doença. A entrevista foi com o médico veterinário Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia. O pesquisador falou sobre os sintomas, transmissão, diagnóstico, tratamento e cuidados que se deve ter com o novo coronavírus. O professor já admitia que o vírus chegaria a todos os continentes, mas que sua taxa de mortalidade é considerada mais baixa do que de outros coronavírus emergentes. Ele, ainda, alertou a população para ficar atenta às notícias sensacionalistas e falsas.  

 Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades. 

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

A Câmara está engajada na luta contra o coronavírus. Confira algumas dicas para minimizar a proliferação do vírus.

 









Vitalidade

registrado em: ,