TV Câmara – Biomédico explica cenário atual do coronavírus, tipos de teste e desafios das vacinas

por Tatiane Souza última modificação 10/09/2020 19h26
10/09/2020 - Seis meses após o início do isolamento social no país em virtude da pandemia do coronavírus, o professor da Universidade Feevale e biomédico Dr. Vlademir Cantarelli retornou ao Vitalidade, da TV Câmara NH, para falar sobre o cenário atual, tipos de testes e vacinas. O programa pode ser conferido pelo canal 16 da Claro/Net e também pelo Facebook da emissora e pelo canal no youtube.
 TV Câmara – Biomédico explica cenário atual do coronavírus, tipos de teste e desafios das vacinas

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

Cantarelli participou da programação na TV Câmara falando sobre o novo coronavírus e a covid-19 em março de 2020. O que mudou, segundo ele, é que atualmente se sabe mais sobre o vírus e a sua grande disseminação em todas as classes sociais. O especialista, porém, ressalta que o vírus ainda é novo e que a comunidade científica continua aprendendo sobre ele. “Estamos na metade do caminho do enfrentamento a essa pandemia”, disse. 

O professor acredita que o não fechamento das fronteiras no Brasil logo no início da crise colaborou para a rápida disseminação do vírus. “Tivemos o carnaval em fevereiro, os turistas todos aqui, não havia nenhum controle das pessoas que vinham de fora, se esperou demais para o fechamento das fronteiras. Depois, as condições adversas do nosso povo, comunidades sem atendimento médico adequado, o comportamento cultural do brasileiro, até que a população realmente se desse conta de que cada um precisava fazer sua parte,  a propagação aconteceu”, salientou Cantarelli. 

Sobre os testes disponíveis no mercado para a detecção da doença, ele destacou qual acredita ser o mais confiável em cada caso, explicou as diferenças entre eles, a melhor hora de fazer cada tipo, o falso positivo principalmente nos testes sorológicos (de laboratórios e testes rápidos). 

Por fim, Cantarelli falou sobre as expectativas em relação às vacinas testadas no momento. “Estamos aprendendo sobre este vírus e nos parece que, muitas vezes, ele não deixa uma imunidade tão duradoura. Temos casos de reinfecção após alguns meses. Talvez isso se reflita na vacina, necessitando várias doses, mas isso também faz parte dos estudos. Torcemos para que até o final do ano tenhamos uma boa opção”, apontou.

Assista a entrevista na íntegra:

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades.  

registrado em: ,