TV Câmara - Neurologista e psicopedagoga explicam o que é o Transtorno do Espectro Autista

por Tatiane Souza última modificação 23/04/2021 18h51
22/04/2021 – O Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi assunto do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net. Participaram do programa a médica neurologista infantil Michele Sampedro Ramos, pós-graduada no Child Behaviour Institute of Miami (CBI of Miami), e a psicopedagoga Vivian Machado, que também é mãe, integrante da AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista de Novo Hamburgo) e especialista em Intervenção ABA para autistas e deficiência intelectual. Conforme elas, o autismo apresenta uma variação de graus de acordo com o comprometimento em relação à linguagem e à interação social, com questões ligadas também à inteligência. A mediação foi feita pela jornalista Tatiane Lopes.

Mais comum entre meninos, na proporção 4 para 1, os casos de autismo vêm crescendo anualmente. Estudos estimam que nos EUA e no Brasil, por exemplo, de cada 54 pessoas, uma seja autista. Por esse motivo, em abril, diversos monumentos e instituições, incluindo a Câmara Municipal de Novo Hamburgo, iluminam suas estruturas na cor azul. A Campanha Abril Azul traz para o debate todas as questões relacionadas ao autismo e, em 2021, o lema é respeito para todos os espectros. 

No decorrer da entrevista, as especialistas falaram como é realizado o diagnóstico, que ocorre por volta dos três anos de idade, quais os graus do transtorno e como alguns tratamentos e intervenções podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da criança/adolescente autista. Michele e Vivian também comentaram sobre as dificuldades que os pacientes enfrentam durante a pandemia de coronavírus e ressaltaram os principais sinais aos quais os pais devem ficar atentos e que podem indicar que o desenvolvimento da criança está ocorrendo de forma prejudicada.

Assista aos programa na íntegra.

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados a saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.