TV Câmara - Médico esclarece dúvidas sobre doenças de inverno e das vias aéreas

por Tatiane Souza última modificação 14/06/2022 19h44
14/06/2022 - As principais doenças de inverno e das vias aéreas, em adultos e crianças, são o assunto do programa Vitalidade que já está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube.com/TVCamaraNH. O otorrinolaringologista Rodrigo Beilke é entrevistado pela jornalista Tatiane Lopes e traz diversas dicas sobre como encarar o frio com mais saúde.
TV Câmara - Médico esclarece dúvidas sobre doenças de inverno e das vias aéreas

Foto: Lucas Mallmann/TV Câmara NH

O médico fala da transmissão de vírus gripais e variados entre crianças no convívio escolar. Ele explica que cada uma carrega em si defesas pessoais contra determinados tipos de vírus, as quais adquiriu dentro do convívio de sua própria família. Entretanto, isso não impede de o vírus estar ativo em seu organismo, o que ocorre é que ele apenas não se manifesta. “Em escolas infantis e creches, onde crianças convivem entre si, brincando, compartilhando objetos e muitas vezes alimentos, os vírus se espalham com facilidade em crianças que não possuam defesa pessoal para aquele determinado tipo”, esclarece.

Beilke destaca que o frio e as mudanças repentinas de temperatura acabam contribuindo para a manifestação de diversos vírus, rinite alérgica, sinusite e outros tipos de cargas virais e doenças. “Pode acabar fazendo com que se desenvolva uma rinite vasomotora, que pela simples troca de temperatura, agride a mucosa da via aérea. O ataque às mucosas também podem se manifestar através de bronquites, asma, bronquiolite (mais comum em bebês) e pneumonias tanto virais quanto bacterianas”, explicou. 

O uso de ar-condicionado sem manutenção preventiva espalha no ar micropartículas invisíveis de pó, fungos, bactérias e até vírus, além de fazer a troca de temperatura, o que, segundo o especialista, é um agente que fomenta as rinites sazonais. Ele falou sobre elementos alergênicos: pólen, as gramíneas, os pelos e epitélios de animais domésticos, farelo da casca da barata, penas, fumaças, inalantes e solventes. 

Além disso, ele diferenciou os sintomas dos casos de dengue, Covid-19 e resfriados. E afirmou a importância da vacinação contra a gripe, cuja campanha está aberta para toda a população em Novo Hamburgo. Beilke apontou que a limpeza do nariz diariamente com soro fisiológico ajuda a manter a saúde em boas condições. 

Assista o programa na íntegra

Vitalidade 

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Texto de Gabriela Castro, estagiária de jornalismo na comunicação da Câmara.

registrado em: