TV Câmara - Médica traz esclarecimentos sobre Doenças Inflamatórias Intestinais

por Tatiane Souza última modificação 01/06/2021 13h13
1/06/2021 - No mundo, mais de 5 milhões de pessoas sofrem com Doenças Intestinais Inflamatórias (DII). Consideradas doenças autoimunes, quando o sistema imunológico passa a produzir anticorpos contra componentes do próprio organismo, as DIIs atingem, no Brasil, 13,25 em cada 100 mil habitantes, sendo 53,83% de doença de Crohn e 46,16% de retocolite ulcerativa. Os dados são da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). Em alusão ao Maio Roxo, campanha que traz para o debate as doenças inflamatórias intestinais, além de patologias como o lúpus e a fibromialgia, o programa Vitalidade apresenta uma entrevista com a médica gastroenterologista e endoscopista, Dra Carine Leite.

Acompanhe o programa pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube da emissora Legislativa.

A especialista, que também professora de Medicina da Universidade Feevale, explicou durante o programa como identificar uma inflamação no intestino, as diferenças entre as DIIs, quem é mais suscetível a desenvolver as doenças, quais os sintomas e os tratamentos, além da importância do diagnóstico precoce para uma melhor qualidade de vida. 

Carine  ainda apontou a importância da alimentação adequada durante as crises e se uma DII pode evoluir para câncer.

A mediação foi feita pela jornalista Tatiane Lopes.

Confira a entrevista na íntegra:

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados a saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.


registrado em: