TV Câmara - Especialistas trazem esclarecimentos sobre doação de sangue

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h16
02/07/2021 - Doar sangue salva vidas. Esse foi o tema do programa Vitalidade desta semana. A conversa realizada com a enfermeira Nádia Baccarim e com a biomédica Jordana Alves, ambas do Hemovida Novo Hamburgo - Banco de Sangue e Centro de Hematologia, trouxe explicações sobre como se tornar um doador, requisitos básicos, impedimentos, tipos de doação e de sangue e sobre a campanha Junho Vermelho, de doação de sangue e medula óssea. Além disso, as profissionais falaram sobre o que mudou no processo em função da pandemia de coronavírus. O programa está disponível na programação da TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também no Youtube da emissora.
TV Câmara - Especialistas trazem esclarecimentos sobre doação de sangue

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

As profissionais explicaram como está sendo realizada a doação de sangue durante a pandemia de coronavírus e ressaltaram que o processo é seguro e feito mediante agendamento para evitar aglomeração. Nádia e Jordana destacaram a importância da campanha Junho Vermelho - de doação de sangue e medula óssea, falaram sobre o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e os benefícios que eles possuem ao doarem com frequência. A mediação foi feita pela jornalista Tatiane Lopes.

Saiba mais:

14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data remete ao aniversário de Karl Landsteiner, vencedor do prêmio Nobel pelo trabalho de descoberta e elaboração do sistema ABO de grupos sanguíneos. Durante todo o mês, a Campanha Junho Vermelho, promovida por entidades públicas e privadas de todo país, busca chamar atenção para a importância da doação voluntária de sangue e medula óssea como forma de salvar vidas.

Em Novo Hamburgo, as doações são feitas no banco de sangue Hemovida, que atende diversos hospitais da região do Vale dos Sinos. Durante a pandemia, mesmo sendo um procedimento seguro, o número de doações caiu 20% em todo o país. Quem possui interesse em doar, pode agendar pelo telefone (51) 3581-5241. O Hemovida fica junto ao Hospital Regina, em NH, e atende de segunda à sexta das 07:30 às 14:00 e aos sábados das 07:30 às 12:00.

Assista na íntegra:

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br

Veja a lista completa de Vitalidades