TV Câmara - Especialista destaca a importância da fisioterapia pélvica para homens e mulheres

por Tatiane Souza última modificação 03/05/2022 16h11
03/05/2022 - Fisioterapia pélvica é o tema do programa Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 Claro/Net, e também pelo YouTube da emissora. A fisioterapeuta Suelen Carvalho esclareceu questões acerca da prática e salientou seus benefícios para a saúde tanto de homens quanto de mulheres.
TV Câmara - Especialista destaca a importância da fisioterapia pélvica para homens e mulheres

Foto: Daniele Souza/CMNH

Durante o bate-papo, Suelen explicou o que é assoalho pélvico e qual sua função, além de pontuar os problemas de saúde nos quais a fisioterapia pélvica pode ser uma grande auxiliar. "Independente do sexo, é muito importante que todos cuidem da sua musculatura íntima para evitar problemas como cistocele (bexiga caída)", explicou. 

Suelen destaca que a fisioterapia pélvica pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças. Entre problemas comuns e que por muitas vezes não têm a devida atenção, ela deu o exemplo da incontinência urinária, situação em que a urina escapa involuntariamente. Segundo a fisioterapeuta, qualquer escape do tipo é sinal de um enfraquecimento da musculatura pélvica e nessas situações é necessário identificar o problema e buscar o tratamento adequado.

Entre as causas mais comuns do enfraquecimento do assoalho pélvico em mulheres, a profissional citou como exemplo a gestação. Segundo ela, mesmo que o corpo esteja fisiologicamente preparado para a gravidez, o desenvolvimento do bebê acaba pressionando o assoalho pélvico e o enfraquecendo. Além disso, a via e o número de partos também interfere na perda de musculatura. Em casos de mulheres que não tenham passado por nenhuma gestação, o enfraquecimento da região começa a ocorrer a partir dos 45 anos. Suelen salientou, ainda, que a prática da fisioterapia também pode ajudar mulheres durante a gestação, no  pré-natal e no pós-parto. 

Ao longo do programa, ela falou sobre a cistocele, popularmente conhecida como bexiga caída, e explicou como a fisioterapia pélvica pode ser utilizada como opção de tratamento em todos os níveis e, inclusive, em casos cirúrgicos, nos quais pode ser uma grande auxiliar na recuperação após o procedimento.

“Uma mulher que consegue cuidar do seu assoalho pélvico antes da cirurgia, quando realizar o procedimento e ir para a reabilitação, estará muito melhor do que uma que não o fez. [...] Inclusive os médicos já tem indicado iniciar a fisioterapia e depois retornar para verificar o quanto o músculo melhorou”, destacou a fisioterapeuta.

Suelen frisou que homens também podem sofrer com problemas como incontinência urinária e enfraquecimento do assoalho pélvico, aos quais se relacionam diretamente a complicações com a próstata e disfunções sexuais.

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

Texto de Gabriela Castro, estagiária de jornalismo na comunicação da Câmara.

Para assistir o programa na íntegra e compreender ainda mais sobre a fisioterapia pélvica e seus benefícios, confira o programa completo clicando abaixo.

registrado em: