TV Câmara - Especialista aborda questões de segurança do trabalho inclusive nos casos de home office

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h16
30/04/2021 - Todos os anos, mais de 2 milhões de pessoas morrem devido a doenças e acidentes relacionadas ao trabalho. E, no Brasil, são quase 4 mil cidadãos que não voltam para casa após a jornada laboral. Na véspera do dia do trabalhador, a engenheira do trabalho, Daiane Cristina Silva, com mais de 15 anos de experiência na área, foi a entrevistada do programa Vitalidade. Ela fez importantes considerações sobre medidas e obrigações das empresas públicas e privadas neste contexto e os desafios e conquistas obtidos. O programa está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e a mediação foi feita pela jornalista Tatiane Lopes.
TV Câmara - Especialista aborda questões de segurança do trabalho inclusive nos casos de home office

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

A entrevista também pode ser assistida pelo Facebook.com/TVCamaraNH e pelo Youtube.com/TVCamaranh

Daiane explica que a campanha Abril Verde: todos juntos pela saúde e segurança no trabalho é muito importante para que a sociedade possa atuar de forma preventiva. Ela aponta que o mês é marcado por duas datas especiais – 28 para lembrar as vítimas de acidentes do trabalho e 7, no qual se comemora o Dia Mundial da Saúde. “Coladinho, em 1º de maio, ainda temos o Dia do Trabalhador”, disse.

 “É tempo de discutirmos ações de prevenção mais amplas e com maior responsabilidade e engajamento das empresas, tanto públicas quanto privadas. Medidas que envolvam todas as hierarquias. Precisamos ouvir as diversas áreas de uma instituição, qual a percepção de risco do trabalhador, onde estão as falhas, aplicar questionários, para que assim possamos traçar um cenário real sobre as condições e necessidades que uma empresa tem. Após isso, podemos investir em ações que visem maior segurança e saúde no trabalho”, explicou a entrevistada. 

No decorrer da entrevista, Daiane também falou sobre quais são os fatores que incidem no aumento do índice de acidentes de trabalho e o que os trabalhadores podem fazer para evitá-los. A especialista discorreu sobre os cuidados especiais que os trabalhadores devem ter em relação ao coronavírus e aborda questões relacionadas ao teletrabalho, dando exemplos de como manter a segurança em casa com todo o núcleo familiar convivendo junto.

Assista na íntegra:

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados à área da saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.