TV Câmara - Emissora reprisa Vitalidade que aborda a saúde do homem

por Tatiane Souza última modificação 26/08/2020 18h30
26/08/2020 - A prática do autoexame é fundamental também para os homens. No Vitalidade que reprisamos pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, o médico urologista Marlon Fiorentini destacou que, desde o início da puberdade, os meninos devem se examinar. A prática, segundo ele, auxilia na detecção de doenças como o câncer de testículos. O programa sobre saúde integral do homem também está disponível no Facebook.com/TVCamaraNH e no Youtube.com/TVCamaraNH.
TV Câmara - Emissora reprisa Vitalidade que aborda a saúde do homem

Foto: Kassiane Michel/CMNH

 A Lei estadual nº 14.044, de 6 de julho de 2012, instituiu a segunda semana do mês de agosto como a “Semana Estadual da Saúde do Homem”. Pensando na importância do tema, o médico urologista Marlon Fiorentini trouxe diversos esclarecimentos e falou sobre a importância das ações de conscientização sobre os cuidados que o sexo masculino deve ter para prevenir algumas doenças. Fiorentini explicou que a prática do autoexame é fundamental. Segundo ele, é recomendado que desde o início da puberdade os meninos se examinem e, caso percebam alguma alteração, busquem a ajuda de um especialista. "Um exemplo de doença que pode ser diagnosticada através do autoexame é o câncer de testículo, que quando descoberto precocemente, o índice de cura é alto".

Outro assunto abordado pelo urologista diz respeito ao estilo de vida, fator que impacta diretamente a saúde. Conforme o médico, fatores como o sedentarismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o tabagismo e maus hábitos alimentares podem aumentar as chances do desenvolvimento de tumores. Esse é “mais um motivo para as pessoas se mexerem, fazerem atividade física e cuidarem da alimentação”, apontou.

No decorrer do programa, ele trouxe informações sobre o câncer de próstata, sintomas, diagnóstico e tratamentos. E falou sobre as principais demandas e preocupações que levam os homens ao consultório, como disfunções eréteis, prostatites e incontinência urinária. Fiorentini ainda falou sobre a importância do trabalho realizado pelas Ligas Femininas de Combate ao Câncer.

Confira as dicas mencionadas pelo especialista sobre Saúde do Homem:

 

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.

registrado em: ,