TV Câmara - Diretor de Trânsito explica importância da campanha Maio Amarelo e da conscientização no trânsito

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h19
18/05/2022 – A campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os perigos do trânsito, é tema do programa Vitalidade que está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 Claro/Net, e também pelo Youtube da emissora legislativa. O diretor municipal de trânsito Eliseu Raimundo falou sobre os índices de acidentes em Novo Hamburgo e região antes da pandemia, durante e após. Ele também alertou sobre a importância da educação para o trânsito nas escolas e dentro de casa, além de cada um fazer sua parte como ciclistas, pedestres e motoristas.
TV Câmara - Diretor de Trânsito explica importância da campanha Maio Amarelo e da conscientização no trânsito

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

Raimundo comenta que as pessoas voltaram em um ritmo muito acelerado no período pós-pandemia, e isso vêm sendo visto também no trânsito. Segundo ele, dados demonstram que, em 2020, houve um decréscimo no número de acidentes por conta da pandemia de Covid-19 e o isolamento social e que, em 2021, esse número voltou a subir. 

O especialista também destaca que o uso de aparelhos celulares no trânsito vem se destacando como uma das principais causas de acidentes, se aproximando cada vez mais da ebriedade ao volante. Raimundo, inclusive, faz um paralelo entre ambas as práticas pois, segundo ele, a embriaguez geralmente é associada ao uso de álcool ou entorpecentes, porém, também entende-se que uma pessoa não está sóbria quando deixa de estar em seu mundo real e foca toda a sua atenção no mundo virtual. Um exemplo citado é o de entregadores por aplicativo, que acabam utilizando o celular para agilizar o processo de entregas e acabam, muitas vezes, distraindo-se no trânsito. 

“A pessoa se dispersa naquele contato que está fazendo, na mensagem que está elaborando, e perde a atenção que deveria estar voltada ao cenário de condução do veículo, das pessoas que estão no cenário de trânsito". Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) revelam que digitar uma mensagem enquanto conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir vendado por um percurso de até 100 metros. 

O entrevistado pontua também que não é apenas o condutor que contribui para o aumento no índice de fatalidades, destacando que, muitas vezes, ciclistas e pedestres também utilizam o celular no trânsito. O especialista dá como exemplo pessoas que atravessam a rua utilizando o aparelho e também quem faz o uso dele em ciclovias. 

Raimundo salienta que, relacionado a embriaguez e consciência no trânsito em geral, é extremamente importante que se realize um trabalho progressivo nas escolas. Segundo o diretor de Trânsito, se feito uma aplicação interdisciplinar na grade curricular desde os anos iniciais até os finais, vai se criando um entendimento melhor do trânsito, de que ele é muito mais do que apenas semáforos e placas. 

Por fim, ele levanta a problemática de quando pais ou responsáveis ensinam aos filhos a usarem o cinto de segurança e outros meios de prevenção de acidentes apenas quando passam por algum agente de trânsito ou assemelhado. “Isso ensina a criança que aquele profissional é ruim, quando, na verdade, é apenas alguém que está ali para auxiliar na manutenção do tráfego e prevenção de acidentes”, alertou. Por fim, o entrevistado convidou a sociedade para uma reflexão sobre as atitudes que tomam no trânsito na cidade e nas rodovias e o que cada um pode fazer para torná-lo melhor. 

Eliseu Raimundo também é instrutor de segurança privada credenciado à Polícia Federal e professor do curso de formação para instrutor de trânsito da Universidade Feevale. 

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

Texto de Gabriela Castro, estagiária de jornalismo na comunicação da Câmara.

Para assistir ao programa na íntegra e compreender ainda mais sobre a importância de obedecer as leis de trânsito e dirigir de maneira consciente, confira o programa completo clicando abaixo.