TV Câmara - Dermatologista alerta sobre os perigos da exposição solar sem proteção

por Tatiane Souza última modificação 10/12/2020 20h10
10/12/2020 – Em alusão ao Dezembro Laranja, o Vitalidade está reprisando o programa sobre prevenção ao câncer de pele. O câncer de pele corresponde a cerca de 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, o que pode ser apontado como cerca de 185 mil novos casos por ano segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A entrevista foi realizada com a dermatologista Fátima Helena Maldaner Sertorio, que também trouxe importantes dicas de como manter pele, cabelos e unhas saudáveis durante o verão.
 TV Câmara - Dermatologista alerta sobre os perigos da exposição solar sem proteção

Foto: Daniele Souza/CMNH

O programa completo está na programação da TV Câmara, canal 16 da Claro/ Net e também pode ser assistido pelo Facebook.com/tvcamaranh e  Youtube.com/tvcamaranh

Origem do Dezembro Laranja

A Sociedade Brasileira de Dermatologia instituiu em 1999 uma campanha nacional de prevenção ao câncer de pele. Dessa forma, as instituições públicas e privadas eram estimuladas a atender e orientar a população sobre as principais formas de prevenção à doença e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2014 foi instituído o Dezembro Laranja, ação promovida sempre no primeiro final de semana do mês. Em 2019, a campanha destacou os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoces. E, em 2020, a temática é "Faça da sua prevenção um hábito".

O câncer da pele é o tipo da doença mais comum no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos ao ano. A doença apresenta altos percentuais de cura, quando detectada e tratada precocemente. A dermatologista aponta a importância dos clínicos gerais na orientação à comunidade sobre os cuidados com a pele, já que no SUS esses atendimentos são restritos devido ao baixo número de profissionais da área. 

Ela explicou no decorrer do programa que existem dois principais tipos de câncer de pele: o não melanoma e o melanoma. O primeiro é o mais comum e se manifesta normalmente através de manchas rosadas com bordas irregulares. Esse tipo de lesão começa pequena e vai crescendo tornando-se uma ferida que não cicatriza dentro de um mês. Já o melanoma é uma mancha muito pigmentada que cresce rapidamente e se eleva de tamanho. Esse é o tipo mais agressivo de câncer de pele. 

Para saber mais, acesse os sites da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para saber mais sobre como manter uma pele saudável durante o verão e obter mais informações sobre as medidas fotoprotetoras para aproveitar a estação de forma segura, assista à entrevista na íntegra: