TV Câmara - Canal legislativo reprisa programa que fala sobre a importância da saúde única

por Tatiane Souza última modificação 17/08/2020 22h44
17/08/2020 - A TV Câmara canal 16 da Claro/Net reprisa em sua grade o programa Vitalidade que abordou o conceito de saúde única. Segundo a entrevistada Julyana Sthéfanie Simões Matos, médica veterinária e responsável técnica na Secretaria Municipal de Saúde, o intuito é traduzir a união entre a saúde humana, animal e ambiental. O programa também está disponível no Facebook.com/TVCamaraNH e também no Youtube.com/TVCamaraNH.
TV Câmara - Canal legislativo reprisa programa que fala sobre a importância da saúde única

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A temática marca o Dia Nacional da Saúde, comemorado no início de agosto, dia 5. A data é uma homenagem ao médico Oswaldo Gonçalves Cruz, profissional que se destacou por sua preocupação com a saúde pública e com a educação sanitária. 

O conceito de saúde única está diretamente ligado à saúde pública. Segundo a especialista, “o principal objetivo é trabalhar de forma preventiva, justamente porque você vai abranger os três elos do ciclo: saúde ambiental, humana e animal. A partir do momento que tu pegas a prevenção em um dos elos, faz a prevenção de toda a cadeia”. Ela explicou que entender o conceito é essencial para que o equilíbrio seja mantido, “as três estão interligadas porque uma reflete na outra”. Assim, para promover a saúde, ações devem ser tomadas em diversos setores, sejam nas áreas de saneamento básico, de obras públicas ou de meio ambiente. 

Um exemplo da importância do conceito aplicado na prática são as ações realizadas em Novo Hamburgo para combater o mosquito aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika. Uma das medidas da Secretaria Municipal de Saúde, segundo Julyana, é buscar o auxílio da população para prevenir a proliferação desse vetor. Além disso, também são promovidas ações em parceria com a Secretaria de Educação como palestras nas escolas da rede e distribuição de materiais informativos. 

Julyana também falou de outras doenças, como a leptospirose e toxoplasmose que tem seus índices controlados graças às ações ligadas a saúde única. Ela também deu importantes dicas sobre o manejo correto dos alimentos – para evitar contaminações e sobre cuidados de higiene que devem ser adotados em casa e em restaurantes. 

Assista à entrevista na íntegra: 

 

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

 Veja a lista completa dos Vitalidades

registrado em: