TV Câmara - Biomédica explica como a técnica shiatsu auxilia no pós-covid e outras dores

por Tatiane Souza última modificação 10/08/2021 16h55
09/08/2021 - Shiatsu é uma terapia japonesa que visa manter o equilíbrio interno da energia vital (Chi/Ki). Em entrevista ao Vitalidade que já está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também pelo Youtube da emissora, a terapeuta Liliana Carvalho explicou sobre a técnica e os benefícios da terapia. Segundo a profissional, conforme a pressão vai sendo feita com o polegar, palma das mãos, antebraço ou cotovelo, o Shiatsu libera o fluxo energético, atuando de forma sedativa ou de tonificação. Sem contraindicação, crianças, adultos e idosos podem aderir ao tratamento.
TV Câmara - Biomédica explica como a técnica shiatsu auxilia no pós-covid e outras dores

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

Além de terapeuta, Liliana é biomédica, técnica em enfermagem e professora. Atua na clínica Santafé de terapias integrativas e complementares e de cursos profissionalizantes em Novo Hamburgo. Ela explicou que a técnica pode ser feita em qualquer ambiente - clínica, ao ar livre e em momentos laborais de uma empresa. "O shiatsu atua para liberar dores emocionais que se manifestam de forma física. Realizada em todo o corpo, a sessão prioriza o local das maiores dores, restrição de movimento e meridianos das imediações", disse.

Diferente de massagem convencional, o shiatsu foca nos pontos energéticos. Segundo a entrevistada, trata-se de uma técnica específica, pressão manual e não de deslizamento ou amassamento. Também não há necessidade do uso de óleos ou cremes, pode ser feito sobre a roupa, o que facilita em dias frios. Além disso, explica Liliana, não se restringe a maca ou tatame, pode ser feito em cadeira normal ou ergométrica.

Segundo Liliana, a terapia atua de forma eficaz contra a depressão, a ansiedade, o medo, a raiva,  a insônia, as enxaquecas, a fibromialgia, as dores do ciático e de hérnia de disco, cervicalgias, entre outras doenças. "Trabalha corpo, mente e espírito, porque está tudo conectado", afirmou.

Shiatsu e Covid-19

A entrevistada contou que as aplicações de shiatsu continuaram durante a pandemia, seguindo todos os cuidados de higiene e de segurança. "Como uma das principais reclamações do pós-covid são as dores no corpo, houve muita procura no sentido de aliviá-las", explicou, acrescentando que a técnica auxilia também na questão respiratória.

Assista à entrevista na íntegra:

 

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados a saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja todos os programas Vitalidade


registrado em: ,