TV Câmara - Acessibilidade universal é tema de debate no programa Vitalidade

por Tatiane Souza última modificação 27/09/2018 13h57
27/09/2018 – O Vitalidade que abordou o tema acessibilidade inclusiva e universal já está disponível na grade de programação da TV Câmara, canal 16 da NET, no facebook.com/tvcamaranh e, agora, também no canal youtube.com/tvcamaranh. A entrevistada foi a assistente social Luana Lima Latorre. Segundo ela, a acessibilidade vai além da questão física, pois existem outras barreiras que é preciso enfrentar, melhorar e mudar.
TV Câmara - Acessibilidade universal é tema de debate no programa Vitalidade

Foto: Daniele Souza/CMNH

Luana destacou ser importante lembrar que acessibilidade não inclui apenas a questão arquitetônica, que acaba sendo a mais debatida, como rampas, estacionamentos exclusivos, banheiros adaptados, elevador para garantir o ir e vir e transporte adequado. “Temos a barreira comunicacional e a atitudinal”, apontou. Ela explicou que a questão atitudinal está ligada à empatia. "As pessoas ainda não estão preparadas para receber e viver a diversidade, a respeitar o diferente, a se colocar no lugar do outro. A falta de empatia impacta diretamente em quem está sofrendo o preconceito, mexe com a autoestima, com a segurança”, disse. Ela explica melhor: “Não adianta ter um transporte todo adequado, mas o motorista ou cobrador do ônibus tratar rispidamente um cadeirante ou mesmo não parar no ponto.” 

Luana também lembrou durante o programa o conceito de desenho universal e a importância de políticas públicas efetivas e do cumprimento de legislações como as Leis da Acessibilidade e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e os Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente. 

Assista à entrevista na íntegra:


 Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da NET, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.

registrado em: