TV Câmara – Vitalidade recebe criadoras de projeto da área da saúde premiado na Mostratec 2018

por Tatiane Souza última modificação 08/11/2019 16h01
08/11/2019 – As ganhadoras do Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo 2018, promovido pelo Legislativo hamburguense, Larissa Rinker e Rodriane Leiria, foram as entrevistadas do Vitalidade desta semana. As alunas do curso de Eletrotécnica da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha falaram sobre a Cinta de Monitoramento da Postura Corporal (CMPC) - projeto que ficou em primeiro lugar na categoria Medicina e Saúde na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) do ano passado.

O programa completo pode ser assistido pelo Facebook.com/tvcamaranh e também pelo Youtube.com/tvcamaranh.

Segundo a OMS, cerca de 80% da população sofrerá com algum problema na coluna ao longo da vida. Além disso, dados do Instituto Mineiro de Ortopedia e Traumatologia apontam que em 85% dos casos pode não haver um motivo específico, ou seja, o incômodo acontece devido a fatores comuns no dia a dia, como não manter uma postura correta. Esses dados foram apontados pelas alunas durante a entrevista. 

As estudantes relataram que a pesquisa durou cerca de seis meses e foi dividida em etapas. Rodriane explicou que a ideia começou com a busca de materiais bibliográficos sobre a coluna vertebral, passando para a parte tecnológica, na qual buscaram referências para o desenvolvimento do produto. Dessa forma, as alunas conseguiram construir os protótipos. Por fim, foram feitos testes com o auxílio de fisioterapeutas, que avaliaram a funcionalidade da cinta. O resultado, segundo elas, foi positivo já que o produto é funcional e de baixo custo.

Larissa falou sobre o funcionamento do sistema, que é capaz de detectar ângulos da coluna vertebral, identificando e alertando sobre possíveis posturas incorretas. O projeto surgiu para ajudar as pessoas a nossa volta que estão desenvolvendo problemas na coluna cada vez mais cedo. Trata-se de um sistema pequeno que contém um acelerômetro para detectar os ângulos e um bluetooth, pois também desenvolvemos um aplicativo para o celular. O sistema detecta os diferentes ângulos da postura de indivíduos, tanto nos eixos anterior e posterior quanto nos eixos laterais, identificando se esse ângulo é considerado correto ou incorreto. No caso de ele ser incorreto ele emite uma vibração e só para quando você retorna para uma postura correta. No aplicativo também é possível acompanhar qual o ângulo que o usuário está no momento e se é correto ou incorreto. Por meio dele, também é possível ter acesso a dicas de como manter a postura correta em diferentes situações, como ao pegar uma criança no colo ou se abaixar para realizar alguma tarefa”, detalhou a pesquisadora.

Participação em feiras 

As estudantes já participaram de algumas feiras no País, incluindo a Expo Nacional Milset Brasil, realizada em Fortaleza. Atualmente, estão se preparando para participar da Expo-Sciences Milset International, que acontece em março do ano que vem em Bruxelas, na Bélgica.

 As alunas estão arrecadando fundos para viajar. Acesse a página do projeto no Facebook e saiba como contribuir.

Assista a entrevista na íntegra e conheça mais sobre essas jovens pesquisadoras:

 

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.


* Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

Vitalidade

registrado em: