TV Câmara – Vitalidade Especial Mostratec 2018 traz entrevistas com jovens estudantes do Brasil

por Tatiane Souza última modificação 21/12/2018 11h32
16/11/2018 – Muitas descobertas científicas foram apresentadas na Mostratec 2018. Considerada a maior feira de iniciação científica da América Latina, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia tomou os pavilhões da Fenac nos dias 23, 24 e 25 de outubro e reuniu mais de 3 mil estudantes do Brasil e de outros 21 países. Já está na grade de programação da TV Câmara, canal 16 da NET, a primeira edição do Vitalidade Especial Mostratec 2018, que traz entrevistas com estudantes de diversos estados brasileiros. No total, a jornalista Tatiane Lopes conversou com pesquisadores de quatro projetos nas áreas de saúde, qualidade de vida, comportamento e bem-estar. O programa já está disponível na facebook.com/tvcamaranh e no youtube.com/tvcamaranh.

No primeiro bloco o aluno Danilo Ribeiro, do Colégio Degraus, de Jundiaí, São Paulo, fala sobre os efeitos sistêmicos e pulmonares da poluição atmosférica. Qualidade ambiental das areias de praia do litoral norte gaúcho é o assunto desenvolvido pelas alunas Júlia Destro e Vanessa Teixeira da Rosa, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Osório. 

Já no segundo bloco, o Vitalidade mostra o P-Bioderm, um plástico biodegradável feito a base de substâncias naturais cicatrizantes para uso dermatológico em escoriações e lesões superficiais de pele. A pesquisa foi realizada por Victoria da Silva Panozzo e Fernanda Noschang da Rocha Colcete, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul. 

Para encerrar essa primeira edição, apresentamos o trabalho das jovens Danyele Ataydes e Jade Rafaela Gräeff, da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Elas apresentaram um estudo sobre a contaminação de águas provenientes de fontes alternativas por cepas de escherichia coli. As estudantes foram premiadas durante o evento com a honraria Cientista Jovem de Novo Hamburgo, concedido pela Câmara Municipal. Por conta disso, o Legislativo deve custear passagem, mais hospedagem ou taxa de inscrição para que elas representem o Município em uma feira associada à Mostratec. A premiação proporcionará que Danyele e Jade participem da Feira Milset Brasil, que ocorrerá de 28 a 31 de maio de 2019, em Fortaleza, Ceará. 

Assista a 1ª edição do programa Vitalidade Especial Mostratec 2018 na íntegra.

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos programas

 

 

registrado em: