TV Câmara – Vitalidade aborda qualidade de vida dos idosos

por Tatiane Souza última modificação 20/03/2020 17h34
20/03/2020 – O envelhecer psicológico e a qualidade de vida na terceira idade foi tema do Vitalidade, programa sobre saúde e qualidade de vida da TV Câmara. A entrevista foi com Elias Pokorski, graduado em Psicologia com ênfase em Práticas Sociais e Institucionais pela Unisinos. Dentre outras atividades, ele atua com idosos nos residenciais Menino Deus, de Porto Alegre, e Sinfonia, de Novo Hamburgo, trabalhando o envelhecer e conviver bem. O segundo entrevistado foi o coach Rodrigo da Silva de Araújo, que possui MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.
TV Câmara – Vitalidade aborda qualidade de vida dos idosos

Foto: Daniele Souza/CMNH

A entrevista foi ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, na última terça-feira, 17. O programa completo está disponível em facebook.com/tvcamaranh youtube.com/tvcamaranh.

O psicólogo explicou a diferença entre o envelhecer biológico e o envelhecer psicológico. O primeiro se trata de processo natural, pois, com o tempo, o corpo e os órgãos sofrem o avanço da idade. Pokorski ressalta que isso pode trazer consequências como deficiências, mas ressalta que nem todos os idosos ficarão doentes. Já o outro envelhecer está ligado à maturidade psicológica e à sabedoria adquirida durante a vida. Ele acredita que a forma como a pessoa encara as situações apresentadas durante a vida se reflete na saúde que ela terá na velhice.

No segundo bloco, Araújo abordou as práticas que proporcionam qualidade de vida, como emoções e relacionamentos positivos, envolvimento em atividades prazerosas, busca pelo propósito de vida e realização pessoal. Os entrevistados também falaram sobre doenças psicológicas e demências, dicas para os familiares e cuidadores lidarem com os idosos e no que devem prestar atenção na hora de buscar por cuidados terceirizados como lares e residenciais.

Assista e confira a entrevista completa:

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades. 

* Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo da Assessoria de Comunicação da Câmara.

Vitalidade

registrado em: