TV Câmara – Último Vitalidade do ano traz informações sobre câncer de pele

por Tatiane Souza última modificação 20/12/2019 18h08
20/12/2019 – No último Vitalidade de 2019, o assunto abordado está relacionado à nova estação: cuidados com a pele no verão. A convidada foi a dermatologista Fátima Helena Maldaner Sertório que falou sobre o Dezembro Laranja – mês de prevenção ao câncer de pele. Durante a entrevista, a médica também trouxe informações sobre a atenção especial que as pessoas precisam ter com os olhos, os cabelos e as unhas durante a estação mais quente. Fátima é formada em Medicina pela UFRGS, com especialização em Medicina Interna e em Dermatologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ela também é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e do Grupo Brasileiro de Melanoma.
TV Câmara – Último Vitalidade do ano traz informações sobre câncer de pele

Foto: Daniele Souza/CMNH

O programa completo foi ao ar na TV Câmara, canal 16 da Net, na última terça-feira, 17. O Vitalidade também está disponível no Facebook.com/tvcamaranh e também no Youtube.com/tvcamaranh. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia instituiu em 1999 uma campanha nacional de prevenção ao câncer de pele. Dessa forma, as instituições públicas e privadas eram estimuladas a atender e orientar a população sobre as principais formas de prevenção à doença e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2014 foi instituído o Dezembro Laranja, ação promovida sempre no primeiro final de semana do mês. Em 2019, a campanha está destacando os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoces. 

O câncer da pele é o tipo da doença mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. A doença apresenta altos percentuais de cura, quando detectada e tratada precocemente. A dermatologista aponta a importância dos clínicos gerais na orientação a comunidade sobre os cuidados com a pele, já que no SUS esses atendimentos são restritos devido ao baixo número de profissionais da área. 

Ela explicou no decorrer do programa que existem dois principais tipos de câncer de pele: o não melanoma e o melanoma. O primeiro é o mais comum e se manifesta normalmente através de manchas rosadas com bordas irregulares. Esse tipo de lesão começa pequena e vai crescendo tornando-se uma ferida que não cicatriza dentro de um mês. Já o melanoma é uma mancha muito pigmentada que cresce rapidamente e se eleva de tamanho. Esse é o tipo mais agressivo de câncer de pele. 

Para saber mais, acesse os sites da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para saber mais sobre como manter uma pele saudável durante o verão e obter mais informações sobre as medidas fotoprotetoras para aproveitar a estação de forma segura, assista à entrevista na íntegra: 

 Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades. 

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.


Vitalidade

registrado em: