TV Câmara – Setembro Vermelho: mês de combate às doenças cardiovasculares é tema do Vitalidade

por Tatiane Souza última modificação 27/09/2019 12h38
27/09/2019 – Segundo a Associação Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no país. A estatística é que a cada 90 segundos uma pessoa é levada ao óbito por conta disso. Para trazer mais informações sobre o Setembro Vermelho, que é uma campanha voltada aos cuidados do coração, o Vitalidade que foi ao ar na última terça-feira, 24, abordou o tema. A entrevistada foi com a médica especialista em cardiologia, Camila Medeiros. O programa completo está disponível no facebook.com/tvcamaranh e também no youtube.com/tvcamaranh.
TV Câmara – Setembro Vermelho: mês de combate às doenças cardiovasculares é tema do Vitalidade

Foto: Kassiane Michel/CMNH

O Setembro Vermelho é uma campanha dedicada ao combate às doenças cardiovasculares e promove ações com o intuito de diminuir o número de casos de infartos, derrames e demais complicações cardiovasculares. O mês foi escolhido devido ao Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro. Durante a entrevista, Camila falou sobre a importância da campanha para conscientizar a população. A médica explicou sobre os hábitos diários que as pessoas podem ter para cuidar melhor da saúde do coração, entre eles: ter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de sal, dormir bem, praticar exercícios físicos regularmente, fazer um check-up anualmente e evitar o consumo de cigarros, álcool e toxinas. Camila sugere, ainda, que as pessoas verifiquem a pressão arterial com frequência, pelo menos uma vez a cada três meses, para ver se possuem hipertensão. 

A especialista falou sobre o infarto, que é a doença mais comum e a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Ela alerta para sintomas como dor no peito, principalmente durante esforço físico, cansaço e falta de ar e inchaço nas pernas. Camila explicou também a importância de observar o histórico familiar. Segundo ela, se a pessoa tem familiares com diabetes, pressão alta ou colesterol elevado, por exemplo, são fatores que contribuem para a ocorrência de infarto. A médica sugere uma ferramenta de informação sobre o tema, o Cardiômetro (www.cardiometro.com.br) que é um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil. O portal também conta com diversos materiais como artigos científicos, dicas de saúde e projetos de combate às doenças cardiovasculares. 

A médica abordou também doenças como insuficiência cardíaca, derrames, arritmias e mau súbito. E ainda explicou a diferença entre os sinais de estresse que podem ser confundidos com sintomas de problemas cardíacos, alertando sobre a importância de cuidar da saúde como um todo, incluindo a importância da espiritualidade para uma boa qualidade de vida. 

Para conferir, assista a entrevista na íntegra:

 

Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades.

* Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.


Vitalidade

registrado em: