TV Câmara – Setembro Amarelo é símbolo da luta contra o suicídio e pela valorização da vida

por Tatiane Souza última modificação 27/09/2019 12h40
13/09/2019 – Todos os dias, cerca de 32 brasileiros tiram a própria vida. No mundo, uma pessoa morre a cada 40 segundos. Os dados são do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Setembro Amarelo é um movimento que tem por objetivo levar conscientização, trazer esclarecimentos e quebrar tabus e mitos que rodeiam o tema. Para falar sobre o assunto, a psicóloga e professora da Universidade Feevale, Maria Lúcia Rodrigues Langone, concedeu entrevista ao Vitalidade, que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Net, deste terça-feira, 10 – Dia Mundial de luta contra o suicídio.
TV Câmara – Setembro Amarelo é símbolo da luta contra o suicídio e pela valorização da vida

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O que leva uma pessoa a desistir da vida? O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e é mais comum entre os homens, em média três para cada mulher. Conforme a OMS, as principais causas são doenças como depressão (30% dos casos) e esquizofrenia (14%), sendo o consumo de álcool um fator agravante. O Ministério da Saúde aponta que a maioria das pessoas que vem a cometer suicídio expõe o pensamento em algum momento. Por isso, buscar a prevenção é essencial. Durante a entrevista, Maria Lúcia apontou que, ao contrário do que muitos pensam, falar sobre o assunto é necessário e diminui o número de casos. Segundo ela, mostrar onde uma pessoa pode buscar ajuda e como quem está próximo pode oferecer apoio e atenção, é essencial. Em 90% dos casos, o suicídio poderia ser evitado. 

A profissional também apontou que muitos suicídios são realizados após a pessoa passar por um grande colapso, como crise financeira, doença grave, situação de perda na família, separação, violência e discriminação. Como a família e a escola podem identificar possíveis suicidas ou atitudes suicidas também são questões debatidas no decorrer do programa. 

Maria Lúcia ainda apontou a importância do trabalho realizado pelos profissionais da psicologia e da psiquiatria. E destacou a atuação do Centro de Valorização da Vida (CVV), principal entidade brasileira de apoio emocional e prevenção ao suicídio. A associação atende de forma gratuita, sob total sigilo, por meio de e-mail, chat e pelo telefone 188, que tem abrangência nacional. E, inclusive, realiza cursos de treinamento para pessoas que desejam ajudar o próximo trabalhando de forma voluntária. 

O programa também está disponível no facebook.com/tvcamaranh e no youtube.com/tvcamaranh. 

Para saber mais sobre o assunto, assista à entrevista na íntegra:

Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

* Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

Veja a lista completa dos Vitalidades.

Confira as fotografias do programa. 

Vitalidade

registrado em: