TV Câmara – Segurança no trânsito é assunto do programa Vitalidade

por Tatiane Souza última modificação 04/06/2020 15h48
04/06/2020 – A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, de 2011 a 2020, a década de Ação para Segurança no Trânsito. O objetivo é tornar o mês de maio referência mundial para avaliar as ações desenvolvidas na área. A campanha Maio Amarelo deste ano abordou a temática "Entenda o risco. Proteja a vida." Para trazer mais esclarecimentos sobre a situação do trânsito no Brasil e explicar como o brasileiro, seja pedestre, ciclista ou motorista, pode contribuir para torná-lo mais seguro, a TV Câmara NH entrevistou o especialista em Gestão e Normatização do Trânsito e Transporte, Eliseu Raimundo. Ele é mestrando em Segurança Profissional Cidadã pela UFRGS e professor do curso de Formação para Instrutor de Trânsito da Universidade Feevale.
TV Câmara – Segurança no trânsito é assunto do programa Vitalidade

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O programa está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e está disponível também no Facebook.com/TVCamaraNH e no Youtube.com/TVCamaraNH. 

Raimundo falou que a campanha traz informações mais consistentes e constantes ao usuário e permite que ele adquira novos hábitos, o que, consequentemente, interfere positivamente na redução dos acidentes de trânsito, especialmente aqueles com sequelas – lesões e vítimas fatais. “O trânsito é o deslocamento de um ponto ao outro. Como vamos fazer para realizar esse deslocamento de forma segura? Os números no Brasil poderiam ser melhores. Tivemos redução, sim, mas, comparados a outros países, ainda estamos devendo a nós mesmos enquanto brasileiros. É nós que conduzimos o veículo, e não o contrário”, ressaltou, acrescentando que é fundamental respeitar as leis de trânsito. 

Ele também fala como a engenharia de trânsito, a mobilidade urbana, a educação para o trânsito nas escolas e os cursos de formação de condutores impactam na diminuição dos acidentes. Raimundo destaca ainda quais são os principais fatores causadores de acidentes no Brasil, e como a faixa etária e o gênero interfere nessa problemática. Além disso, o professor enfatiza as características fundamentais de um bom motorista. “É preciso fazer um pouco além do que é obrigação”, aponta o professor.

Assista ao programa na íntegra:

 

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.

registrado em: