TV Câmara – Saúde mental foi o tema do primeiro Vitalidade do ano

por Tatiane Souza última modificação 16/11/2020 21h38
24/01/2020 – Janeiro Branco é uma ação em favor da saúde mental. O tema foi abordado durante o primeiro Vitalidade de 2020, programa sobre saúde, bem-estar e comportamento da TV Câmara, canal 16 da Net. O entrevistado foi o doutor em Psicologia Rodrigo Giacobo Serra, que além de psicólogo clínico, é professor da Universidade Feevale. Entre os assuntos tratados está a importância de se criar uma cultura de saúde emocional, prática estimulada pela campanha.
TV Câmara – Saúde mental foi o tema do primeiro Vitalidade do ano

Foto: Kassiane Michel/CMNH

O programa foi ao ar na TV Câmara, canal 16 da Net, na última terça-feira, 22. A entrevista completa está disponível no Facebook.com/tvcamaranh e também no Youtube.com/tvcamaranh.

A campanha tem como foco principal a prevenção e o combate ao adoecimento emocional da humanidade, colocando em evidência os temas da saúde mental. Serra apontou que a sociedade vem prestando atenção em muitos aspectos da saúde, como o bem-estar físico, fazendo exercícios e cuidando da alimentação, mas que o comum é que não deem a devida atenção à saúde emocional. Segundo ele, a temática é de grande importância. "A saúde mental é uma questão fundamental para a gente alcançar os nossos objetivos e a nossa autorrealização”, explicou. 

O psicólogo falou ainda sobre as principais práticas que devemos incorporar ao nosso dia a dia para melhorar o bem-estar emocional. Ações como dar uma breve caminhada, escutar música, desligar os eletrônicos durante as refeições em família ou conversar com as pessoas que convivem conosco foram algumas das práticas citadas pelo especialista e que, segundo ele, são atos simples mas capazes de promover saúde mental. Ele destacou a importância de separar um tempo para si, “sejam 2, 3 ou 5 minutos, ao final do dia ou do mês essas ações farão diferença", defende.

Rodrigo aproveitou para falar sobre a depressão nas diferentes fases da vida, em especial, nas crianças, nos jovens e na terceira idade. E destacou que realmente a doença é considerada o mal do século. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão se tornará a doença mental mais incapacitante do mundo. Ainda segundo dados da OMS, 4,4% da população mundial sofre com depressão. E, no Brasil, este índice ainda é maior: 5,8% dos brasileiros são acometidos pela doença. O especialista também falou sobre por que os jovens costumam se mutilar e como ajudar uma pessoa que apresenta algum transtorno emocional que pode levar ao suicídio. 

Confira a entrevista completa

Vitalidade

 O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades. 

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

Vitalidade